Filmes

A Pequena Sereia: Explicamos o final do remake em live-action da Disney

Tudo sobre o desfecho do filme com Halle Bailey

O remake em live-action de A Pequena Sereia finalmente chegou aos cinemas. Quem já assistiu pode se questionar sobre alguns pontos da história, ou até querer saber se o desfecho é diferente do original. Vamos mergulhar nessas questões.

Produzido pela Walt Disney Pictures, trata-se de uma adaptação em live-action do filme de animação de 1989 com o mesmo nome, vagamente baseado no conto de Hans Christian Andersen. Clique aqui para saber mais sobre elenco e trama do filme.

“A filha do rei Tritão, Ariel, se apaixona loucamente por um príncipe que salvou de um naufrágio. Ela decide ir procurá-lo em terra firme e pede ajuda à bruxa do mar, Úrsula”, diz a sinopse do filme.

Continue lendo para saber sobre o final de A Pequena Sereia.

A Pequena Sereia é estrelado por Halle Bailey
A Pequena Sereia é estrelado por Halle Bailey

O final explicado de A Pequena Sereia

Embora não seja a norma, a Disney já tomou liberdades criativas com seus remakes anteriores, mesmo com a forma como terminam. Mogli, de 2016, provou isso ao ter uma conclusão completamente diferente. Em vez de o personagem principal da história viver com os humanos na aldeia do homem como no original de 1977, Mogli (Neel Sethi) permanece na selva com seus amigos animais e familiares.

A Pequena Sereia faz alguns ajustes na história da versão de 1989, como Úrsula sendo tia de Ariel no filme de 2023. Dito isso, o clímax do remake de A Pequena Sereia é praticamente idêntico ao clássico animado original.

O terceiro ato começa oficialmente quando Úrsula, usando a voz que ela roubou de Ariel, se disfarça como a bela Vanessa (Jessica Alexander) e encanta o príncipe Eric (Jonah Hauer-King) ao pensar que ela é a mulher misteriosa que o salvou após seu naufrágio.

Com a notícia de que Eric vai se casar, Linguado (Awkwafina) conta (ou melhor, canta) a notícia para a ainda muda Ariel, apenas para a jovem princesa descobrir que outra mulher foi prometida ao seu amor verdadeiro.

Não demora muito para Ariel perceber que Vanessa é Úrsula disfarçada e, com a ajuda de seus amigos, é capaz de revelar essa verdade para Eric.

Infelizmente, Ariel não é capaz de compartilhar um “Beijo do Amor Verdadeiro” antes do pôr do sol, o que significa que Úrsula vence.

A bruxa do mar arrasta Ariel de volta para as profundezas do oceano depois que a princesa se transforma em uma sereia, eventualmente ficando cara a cara com seu irmão distante, o rei Tritão (Javier Bardem).

O rei do oceano rapidamente percebe que a única maneira de salvar sua filha e ganhar sua liberdade é entregar seu todo-poderoso Tridente para Úrsula. Uma vez que ele o faz, Úrsula solta suas enguias de confiança, Flotsam e Jetsam, em Tritão, arrastando seu corpo impotente para o abismo.

Melissa McCarthy como Ursula em A Pequena Sereia

Ariel é quem dá o golpe final em Úrsula em vez de Eric

Uma pequena, mas significativa mudança em relação ao filme original é quem dá o último golpe em Úrsula na batalha final. Desta vez é Ariel quem o faz, ao invés de Eric. O príncipe provou ser um aliado útil no conflito, disparando uma lança em Úrsula para chamar sua atenção.

Agora armada com o poder do Tridente, Úrsula dispara um feixe de energia contra ele e Ariel, matando acidentalmente suas enguias de estimação no processo. Sedenta de vingança, Úrsula usa seus novos poderes para se transformar em um enorme monstro marinho.

Úrsula rapidamente mira em Eric, o príncipe agora abandonado em uma rocha. Enquanto o oceano está em caos, vários naufrágios que estavam presos no fundo do oceano agora estão sendo trazidos à superfície. Ariel se encontra em um desses navios, e vai até o leme da embarcação.

Pouco antes de Úrsula estar prestes a matar Eric, Ariel vira o navio para o porto e empala Úrsula com a proa afiada do navio. Uma morte brutal para a vilã da Disney, que é praticamente idêntica ao original, com a exceção de que os papéis de Ariel e Eric são invertidos.

Ariel e Eric se casam

Após a derrota de Úrsula, Eric e Ariel não sentem que tiveram um final feliz. Com Eric de volta à superfície e Ariel ainda destinadaa ser uma humana, tudo parece estar perdido.

Isso não passa despercebido pelo Rei Tritão, que vê que sua amada filha agora está mais deprimida do que nunca. Após um choque de realidade de seu conselheiro real, Sebastian (Daveed Diggs), o monarca rigoroso, mas de bom coração, percebe que sua pequena sereia não é mais tão pequena.

Ele usa seu poder para conceder a Ariel seu desejo de se tornar humana, com zero amarras. Quase imediatamente depois de conseguir suas pernas terrestres permanentes, Ariel e Eric finalmente se reencontram, compartilhando um beijo há muito esperado de amor verdadeiro.

Como você provavelmente esperaria, especialmente se você ama o filme original, Ariel e Eric terminam o filme como marido e mulher, embora isso prove ser apenas o início de suas novas vidas.

No início do filme, Eric está enfrentando um conflito com sua mãe, a rainha Selina (Noma Dumezweni). O príncipe quer explorar os mares desconhecidos, mas a rainha acha que seria melhor se eles se mantivessem para si e para o resto do reino. Não é tão diferente da posição inicial entre Ariel e seu próprio pai no início do filme.

No final, Selina percebe que seu filho é capaz de tomar suas próprias decisões, e dá a ele e Ariel a capacidade de viajar pelo mundo em seu próprio navio, procurando muitas novas aventuras em águas desconhecidas em alto mar.

Quando Ariel e Eric estão prestes a embarcar em sua expedição, Tritão, as irmãs de Ariel e todos os outros cidadãos leais vêm se despedir da princesa e de seu marido. Isso traz uma lágrima aos olhos de Ariel, levando-a a abraçar seu pai pela última vez. Um visual familiar final arrancado diretamente da obra-prima animada.

A Pequena Sereia está em exibição nos cinemas. Clique aqui para assinar o Disney+ e conferir a animação original.

Sair da versão mobile