Assustador

A Primeira Profecia: Explicamos o final do filme de terror

Filme de terror traz algumas respostas em relação ao filme original de 1976

A Primeira Profecia está em exibição nos cinemas
A Primeira Profecia está em exibição nos cinemas

A Primeira Profecia está em exibição nos cinemas. Vamos ver o que acontece no final desse prelúdio de A Profecia e como ele se conecta ao filme original.

No prelúdio, de acordo com a sinopse, “uma jovem americana é enviada a Roma para começar uma vida de serviço à igreja. Ela se depara com uma escuridão que a leva a questionar sua própria fé e descobre uma conspiração aterrorizante que espera provocar o nascimento do mal encarnado”.

A Primeira Profecia é estrelado por Nell Tiger Free (Servant), Tawfeek Barhom, Sônia Braga, Ralph Ineson e Bill Nighy.

O filme é dirigido por Arkasha Stevenson. O roteiro é de Stevenson, Tim Smith e Keith Thomas com uma história de Ben Jacoby.

Continue lendo para saber o que acontece no final de A Primeira Profecia.

A Primeira Profecia chega aos cinemas
A Primeira Profecia chega aos cinemas

A Primeira Profecia: Final explicado

Nell Tiger Free interpreta Margaret, uma americana enviada para trabalhar em uma igreja em Roma, onde reencontra o Cardeal Lawrence (Bill Nighy), que conheceu no orfanato onde cresceu. Mas o Cardeal está longe de ser o homem santo que ela pensa que ele é.

O Cardeal faz parte de uma conspiração sinistra para trazer o nascimento do Anticristo, a fim de criar algo para as pessoas temerem, unindo assim a igreja e aumentando seus seguidores.

E Margaret percebe que tem um papel importante a desempenhar, levando a uma revelação que se conecta tanto com A Profecia, quanto muda o que pensávamos que sabíamos.

Para mergulhar na grande revelação de Damien, no entanto, precisamos entrar em alguns grandes spoilers, então não prossiga se não tiver assistido A Primeira Profecia.

Assim como em A Profecia, é o Padre Brennan (Ralph Ineson) que está tentando impedir a conspiração, avisando Margaret que uma das meninas da igreja, Carlita, será usada como mãe do Anticristo.

Ele quer que Margaret lhe traga o arquivo de Carlita para confirmar suas suspeitas, pois está próximo de 6 de junho. Quando Margaret encontra o arquivo de Carlita, porém, descobre que a garota é apenas uma entre várias, todas com o sobrenome Scianna, sendo Carlita a 14ª.

Uma foto está faltando para o quinto bebê Scianna e quando Margaret leva os arquivos para o Padre Brennan, ela descobre que na verdade é o quinto bebê Scianna. O pior é que Margaret já está grávida do Anticristo.

Ela tem um flashback da noite em que saiu para a discoteca com sua colega de quarto Luz (Maria Caballero) logo após sua chegada à igreja. Margaret não conseguia se lembrar muito da noite, atribuindo-o ao álcool, mas é revelado que ela foi drogada e estuprada por um chacal.

As tentativas anteriores de criar o Anticristo usando uma garota no convento e um chacal só resultaram em meninas. O Cardeal Lawrence e os outros envolvidos na conspiração então decidiram que precisavam usar um dos descendentes de Scianna como conduto para o Anticristo.

Essa revelação vem tarde demais para Margaret fazer qualquer coisa, já que suas águas logo se rompem à meia-noite de 6 de junho. Ela é sequestrada pelo Cardeal e pelos outros padres, que observam enquanto Margaret dá à luz… a gêmeos, um menino e uma menina.

O Cardeal pretende matar Margaret e a menina, mas Margaret se liberta e esfaqueia o Cardeal. Ela não consegue se forçar a matar o menino, porém, e Margaret é esfaqueada por Luz.

Enquanto o local queima, Margaret e a menina – assim como o chacal – são deixadas para morrer. No entanto, Carlita chega a tempo de salvar as duas, mas deixam o chacal, também conhecido como pai e avô de Damien, queimar até a morte.

Então vemos o Padre Spiletto entregando o menino com instruções para garantir que ele acabe com o embaixador Robert Thorn (vemos uma foto de arquivo de Gregory Peck do primeiro filme), conectando A Primeira Profecia com o clássico original.

O filme então corta para cinco anos depois, quando o Padre Brennan visita Margaret em sua casa, uma cabana remota na floresta onde ela está morando com sua filha e Carlita. Ele conta a Margaret sobre seu filho e como o nomearam, que é, obviamente, Damien.

Essa cena final acontece pouco antes de o Padre Brennan ir avisar Robert em A Profecia, o que não terminou muito bem para nenhum dos dois. A questão dos gêmeos provavelmente é uma maneira de estabelecer um caminho para uma sequência, embora provavelmente tenha que ignorar as sequências estabelecidas se isso acontecer.

A Primeira Profecia também finalmente resolve o mistério do chacal do filme original, onde o cadáver de um chacal foi encontrado na sepultura de ‘Maria Scianna’, supostamente a mãe de Damien. Especulava-se que Damien havia nascido de um chacal, o que agora é apenas meio verdade.

Aquele chacal na verdade era seu pai, o que queimou até a morte na cripta, dado que sua mãe (Margaret) agora é estabelecida como ainda viva na época de A Profecia – e com a irmã gêmea de Damien, anteriormente desconhecida.

A diretora Arkasha Stevenson – que também co-escreveu o filme – disse ao The Hollywood Reporter que ela estaria interessada em contar a história do que acontece depois da revelação dos gêmeos.

“Enquanto a grande questão de como Damien veio ao mundo foi respondida, tantas outras perguntas surgiram para mim como fã de A Profecia”, explicou ela. “Então, poder explorar esse universo [mais um pouco], há tantas direções diferentes que você poderia seguir.”

A Primeira Profecia está em exibição nos cinemas.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.