O Bombardeio é um filme bastante pesado, que está dentre os 10 mais assistidos na Netflix na semana. Ele é baseado em uma chocante história real.
Com direção de Ole Borndahl, a história acompanha diversos moradores de Copenhague, cujas vidas são destruídas, conforme uma missão de bombardeio da Segunda Guerra acidentalmente atinge uma escola cheia de crianças.
O filme, então, mostra como essas pessoas inocentes sobreviveram após essa tragédia inimaginável. O pior de tudo é que é baseado em uma história real.
A verdadeira história por trás de O Bombardeio
Em 1940, a Alemanha ocupou a Dinamarca. Nesse período, o governo dinamarquês e o rei foram capazes de governar até a ocupação direta militar da Alemanha em 1943.
A resistência dinamarquesa deveria bombardear o quartel general da Gestapo em Aarhus. Foi um plano que contou com cooperação das forças britânicas.
De certa forma, ele funcionou. A Operação Cartago resultou na destruição do prédio da Gestapo, a liberação de 18 prisioneiros e interrupção das atividades nazistas no local. O problema é que acidentalmente atingiram uma escola local.
Em meio ao bombardeio, uma aeronave britânica atingiu um poste, o que causou danos na asa do avião, o que fez com que ele colidisse contra a escola Jeanne d’Arc. Para piorar, diversos outros bombardeiros confundiram a escola como um dos alvos.
Isso resultou na morte de 125 civis, 18 desses eram adultos, muitas freiras e 86 crianças.
O Bombardeio está disponível na Netflix.