Sucesso na Netflix, As Linhas Tortas de Deus ganhou fãs no mundo inteiro por sua temática sombria, reviravoltas na trama e final surpreendente. Por isso, muita gente se pergunta: o filme é baseado em uma história real? A resposta é mais complexa do que parece.
“Alegando sofrer de paranoia, uma detetive particular se interna em um hospital psiquiátrico para investigar a morte de um dos pacientes”, afirma a sinopse oficial de As Linhas Tortas de Deus.
Bárbara Lennie (A Garota de Fogo), vencedora do Prêmio Goya, estrela esse thriller comandado por Oriol Paulo. Eduard Fernández (30 Moedas) e Loreto Mauléon (Pátria) completam o elenco principal.
Revelamos abaixo tudo que você precisa saber sobre as inspirações de As Linhas Tortas de Deus e a trágica história real por trás do filme da Netflix.
Conheça a inspiração real de As Linhas Tortas de Deus na Netflix
As Linhas Tortas de Deus, diferentemente do que muitos espectadores imaginam, não é baseado em uma história real.
Na verdade, o filme da Netflix é baseado no livro “Los renglones torcidos de Dios”, lançado em 1979 por Torcuato Luca de Tena.
As Linhas Tortas de Deus não é baseado em uma história real, mas para escrever o livro, o autor fez uma intensa pesquisa em manicômios e hospitais psiquiátricos.
Na verdade, para compor a obra, Torcuato passou quase três semanas em um hospital psiquiátrico de Conxo, na região de Santiago de Compostela.
Assim como a protagonista do livro, o escritor conversou com médicos, pacientes e visitantes. A partir daí, pôde construir um retrato fiel sobre a vida dos “loucos” nos hospitais psiquiátricos da Espanha.
Infelizmente, este centro de saúde mental foi investigado por imperícia e abuso físico (e emocional) contra os pacientes, cujas condições mentais já eram muito frágeis.
O escândalo foi revelado pelo psiquiatra Juan Antonio Vallejo-Nágera, que também colaborou com o autor escrevendo o prólogo da obra que inspira As Linhas Tortas de Deus na Netflix.
Em 1979, o ano de publicação do livro, as doenças mentais ainda eram vistas como um tema muito complexo. A abordagem era marcada por preconceito, crendices, fanatismo religioso e intolerância.
Antes de lançar seu famoso livro, o escritor espanhol Torcuato Luca de Tena já era bastante conhecido como novelista, tendo ganhado o Prêmio Nacional de Literatura em 1955, por sua obra “O Embaixador do Inferno”; e o Prêmio Planeta, em 1961, por “La Mujer de Otro”. O autor faleceu em 1999, aos 76 anos.
A adaptação do livro de Torcuato, na Netflix, é produzida pelo trio Guillem Clua, Oriol Paulo e Lara Sendim
Você já pode conferir a trama de As Linhas Tortas de Deus na Netflix.