A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas confirmou que Ainda Estou Aqui está elegível ao Oscar 2025 na categoria de Melhor Filme Internacional – o longa foi a escolha do Brasil para representar o país nesta categoria.
Segundo a Variety, a categoria conta com 31 animações, 169 documentários e 85 filmes internacionais, incluindo a produção brasileira dirigida por Walter Salles.
Com uma campanha milionária, a Sony Pictures está apostando no sucesso de Ainda Estou Aqui, que foi inscrito em oito categorias para o Oscar deste ano. São elas: Melhor Filme, Filme Internacional, Direção, Roteiro Adaptado, Atriz (Fernanda Torres), Ator Coadjuvante (Selton Mello), Fotografia e Montagem.
Há menos de duas semanas em cartaz nos cinemas, o filme brasileiro superou a marca de 1 milhão de espectadores, informou o jornal O Globo.
Com isso, o drama dirigido por Walter Salles se junta a Minha Irmã e Eu, Os Farofeiros 2 e Nosso Lar 2: Os Mensageiros como produções nacionais que ultrapassaram a marca, que não era batida desde 2020.
Ambientada no Brasil de 1971, a trama mostra um país em crise e sob o controle cada vez maior da ditadura militar. Baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva sobre sua mãe, Eunice Paiva, a história verídica acompanha uma mãe de cinco filhos que é obrigada a se reinventar como ativista quando seu marido é sequestrado pela Polícia Militar e desaparece sob sua custódia.
O longa é estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello, e conta com participação especial de Fernanda Montenegro.
A direção ficou a cargo de Walter Salles (Central do Brasil).
Ainda Estou Aqui está em cartaz nos cinemas.