Alan Arkin, ator vencedor do Oscar por Pequena Miss Sunshine, com uma carreira que abrange sete décadas de atuação nos palcos e nas telas, faleceu em 29 de junho em sua casa em Carlsbad, Califórnia, conforme a Variety. Ele tinha 89 anos.
Os filhos de Arkin, Adam, Matthew e Anthony, afirmaram em um comunicado conjunto:
“Nosso pai era uma força da natureza única, talentoso tanto como artista quanto como pessoa. Um marido, pai, avô e bisavô amoroso, ele era adorado e fará muita falta.”
Arkin, conhecido por seu humor seco característico, mas capaz de interpretar tragédias com a mesma eficácia, ganhou o Oscar por sua atuação coadjuvante na comédia independente Pequena Miss Sunshine em 2007.
Ele recebeu outra indicação por seu papel marcante em Argo, vencedor do Oscar de melhor filme, dirigido por Ben Affleck.
Arkin recebeu duas indicações anteriores em sua carreira no cinema, por Os Russos Estão Chegando! Os Russos Estão Chegando! em 1967 e por Por que tem de ser assim? em 1969.
Mais recentemente, Arkin recebeu indicações consecutivas ao Emmy de Melhor Ator Coadjuvante em Série de Comédia por sua atuação na série da Netflix, O Método Kominsky, na qual contracenou com Michael Douglas.
Arkin recebeu outras quatro indicações ao Emmy (em outras categorias) no início de sua carreira.
Carreira ilustre de Alan Arkin
Além de sua carreira no cinema, Arkin começou no entretenimento como ator de teatro, sendo um dos primeiros membros da trupe de comédia Second City em Chicago antes de estrear na Broadway em From the Second City em 1961. Dois anos depois, ele ganhou um Tony Award por estrelar a comédia Enter Laughing, de Joseph Stein.
Alan Wolf Arkin nasceu no Brooklyn em 26 de março de 1934, mas a família se mudou para Los Angeles quando ele tinha 12 anos.
Em 1956, ele estreou como ator em Chicago, e em 1957, ele e Yaffe se mudaram para Nova York, onde ele estudou no prestigiado Actors Studio.
Alan Arkin teve uma carreira de sucesso no cinema e no teatro, conquistando muitos prêmios e elogios ao longo do caminho. Sua contribuição para as artes cênicas foi amplamente reconhecida, e seu legado como um dos grandes atores de sua geração continua vivo.