No início deste ano, chegaram notícias sísmicas da Terra Média: mais filmes de O Senhor dos Anéis estão a caminho pela Warner Bros, com Peter Jackson e sua equipe produzindo, e espera-se que rostos conhecidos também retornem à frente das câmeras.
Então, rapidamente veio a revelação de que um desses projetos futuros é intitulado The Hunt For Gollum (A Caçada a Gollum), que se passa pouco antes dos principais eventos de A Sociedade do Anel e será dirigido por ninguém menos que o próprio Gollum: Andy Serkis. A partir daí, todos os tipos de rumores e relatos se espalharam – incluindo a noção de que The Hunt For Gollum será dividido em dois filmes, que se originou de uma entrevista com o ator de Gandalf, Sir Ian McKellen.
Mas, como a roteirista de O Senhor dos Anéis, Philippa Boyens, disse à Empire, as coisas se confundiram um pouco. “Posso lhe dizer com certeza que não são dois filmes!”, diz ela. “Isso foi um mal-entendido genuíno que aconteceu porque começamos a trabalhar, conceitualmente, em dois filmes live-action diferentes. O primeiro é The Hunt For Gollum, e o segundo ainda não foi confirmado.” Mesmo em apenas um filme, Boyens promete uma história emocionante a ser contada no longa-metragem de Serkis.
“É uma história bastante intensa, que se passa após a festa de aniversário de Bilbo e antes das Minas de Moria”, explica ela. “É uma parte específica de uma incrível história não contada, contada pela perspectiva dessa incrível criatura.”
Quanto ao fato de McKellen ter pensado que The Hunt For Gollum seria um filme de duas partes, há um bom motivo para isso. “Estamos brincando com várias ideias, mas a maioria delas inclui Gandalf”, explica Boyens. “Portanto, Gandalf poderia retornar para dois filmes live-action.” Além disso, se o anime The War Of The Rohirrim (A Guerra dos Rohirrim) – do qual Boyens é roteirista-produtora – for um sucesso em dezembro deste ano, poderá haver mais histórias animadas da Terra Média também. “Temos um segundo filme que seria simplesmente incrível como anime”, ela brinca. “Mas vamos ver se há apetite para isso.” Quem está pronto para ir até lá e voltar?
O diretor da trilogia de filmes, Peter Jackson, e seus parceiros Fran Walsh e Philippa Boyens estão produzindo o filme e “estarão envolvidos em cada etapa do caminho”, disse o CEO da Warner Bros. Discovery, David Zaslav, durante uma chamada de lucros na quinta-feira.
O projeto está atualmente nos estágios iniciais de desenvolvimento do roteirode Walsh e Boyens, juntamente com Phoebe Gittins e Arty Papageorgiou, e “explorará histórias que ainda não foram contadas”, disse Zaslav.
Em um comunicado à imprensa da Warner Bros (via Variety), o estúdio revelou que o título provisório do filme é Lord of the Rings: The Hunt for Gollum (O Senhor dos Anéis: A Caçada a Gollum) e será dirigido por Serkis e estrelado por ele em seu icônico papel titular.
O filme terá produção executiva de Ken Kamins, com Serkis e Jonathan Cavendish, da The Imaginarium.
Os projetos serão desenvolvidos pela New Line Cinema, selo da WB. A Freemode, uma divisão do Embracer Group, fez o acordo de direitos adaptativos para os livros, incluindo O Senhor dos Anéis e O Hobbit, em um empreendimento chamado Middle-earth Enterprises.
O novo filme de O Senhor dos Anéis está previsto para ser lançado em 2026.