Michael Biehn, o intérprete de Dwayne Hicks na franquia Alien e que reprisaria o papel no adiado quinto filme, revelou detalhes sobre a trama do projeto interrompido em entrevista ao Icons of Fright.
Segundo o ator, Alien 5 seria focado numa versão mais madura de Newt (Carrie Henn), a garotinha sobrevivente de Aliens, O Resgate (1986).
“Eles estão planejando me trazer de volta e Newt também, e nesse ponto, Newt estaria com uns 27 anos. Eu sei que qualquer atriz em Hollywood vai querer esse papel, porque é uma passagem de bastão de Sigourney [Weaver, a Ripley] para essa atriz mais jovem que vai interpretar Newt”.
Alien 5 teve seu desenvolvimento cancelado por conta da sequência de Prometheus, chamada de Alien: Covenant. Mas Biehn garante que a nova continuação oficial da franquia Alien, a cargo do diretor Neill Blomkamp (Chappie, Distrito 9), vai sair depois do lançamento de Prometheus 2.
“A ideia básica [do novo Alien] é agir como se Alien 3 e 4 não existissem, e se você entrar no site de Neill Blomkamp pode ver isso nas artes conceituais do filme. Eu sei que Ridley Scott vai fazer seu filme primeiro e será produtor executivo do nosso, então estou muito ansioso. O foco dele agora é Prometheus 2 e tenho certeza que ele e a Fox não querem que um filme saia logo após o outro, porque são dois mundos diferentes. Alien 5 se passa centenas de anos depois [de Aliens], mas ao mesmo tempo, tem um tom similar. Eles estão colocando um freio no longa de Neill por enquanto, mas eu acho que seria embaraçoso para Ridley, a Fox e Sigourney se esse filme não for feito”.
Não há novo cronograma definido para Alien 5. A data prevista para o filme, 6 de outubro de 2017, agora ficou reservada para Alien: Covenant.