Alien: Romulus já chegou aos cinemas e prova ser um sopro de ar fresco à franquia. Abaixo, ranqueamos todos os filmes da linha do tempo canônica da saga. Ou seja, deixamos de fora os dois lixos tóxicos que são Alien vs Predador e sua continuação.
A trama “acompanha um grupo de jovens em um mundo distante, que se encontra em um confronto com a forma de vida mais aterrorizante do universo”.
Os que enfrentarão o Alien são os atores David Jonsson (Industry), Archie Renaux (Sombra e Ossos), Isabela Merced (Rosaline), Spike Fearn (The Batman), Aileen Wu (Away from Home) e Cailee Spaeny (Mare of Easttown), que será a protagonista.
Assista a produções do Prime Vídeo por 30 dias grátis. Clique aqui e aproveite!
Fede Alvarez (O Homem nas Trevas, A Morte do Demônio) dirige o novo Alien. Ele também escreveu o filme ao lado de Rodo Sayagues.
Alien: Romulus tem produção de Ridley Scott, o criador da franquia.
Cronologicamente, Romulus se passa entre os 2 primeiros filmes da saga. A linha do tempo é composta por esses filmes, em ordem cronológica:
Prometheus, Alien: Covenant, Alien: O Oitavo Passageiro, Alien: Romulus, Aliens: O Resgate, Alien 3, Alien: A Ressurreição.
Veja, abaixo, o ranking de todos os filmes da saga principal de Alien.
Alien 3
Alien 3, dirigido por David Fincher, traz Ripley como a única sobrevivente de um acidente espacial que a deixa em uma prisão de segurança máxima em um planeta remoto. Sem armas e recursos, ela descobre que um Xenomorfo está à solta na instalação. Este terceiro filme adota um tom mais sombrio e introspectivo, explorando temas de sacrifício e redenção. Embora tenha enfrentado críticas devido a problemas de produção e uma recepção dividida, Alien 3 continua a história de Ripley de trágica.
Sem dúvidas esse é o pior filme da franquia e parte disso se dá aos problemas de produção. É uma bagunça de filme, que quase destruiu a franquia.
Alien: A Ressurreição
Dirigido por Jean-Pierre Jeunet, Alien: A Ressurreição ocorre 200 anos após os eventos de Alien 3. Neste filme, Ripley é clonada por cientistas que extraem o embrião de Xenomorfo dentro dela para fins de experimentação. A clonagem, no entanto, mistura o DNA humano e alienígena, resultando em uma nova versão de Ripley com habilidades sobre-humanas. Quando os Xenomorfos escapam, ela se une a um grupo de mercenários para impedir que a ameaça chegue à Terra. Embora seja o mais polêmico da franquia, o filme é reconhecido por suas ideias inovadoras e pelo retorno de Weaver ao papel de Ripley.
A Ressurreição já começa na desvantagem por um simples motivo: Ripley foi morta no fim do filme anterior. Isso prejudica a trama consideravelmente, ainda que este não seja um longa-metragem tão ruim quanto todos pintam.
Prometheus
Prometheus, dirigido por Ridley Scott, serve como um prelúdio para o universo Alien, explorando as origens da vida humana e dos próprios Xenomorfos. A trama segue uma equipe de exploradores espaciais que, em busca de respostas sobre as origens da humanidade, encontram uma civilização avançada que guarda segredos mortais. Com uma abordagem mais filosófica e científica, o filme levanta questões existenciais e expandiu a mitologia da franquia, apesar de gerar debates entre os fãs devido à sua narrativa complexa e menos centrada no terror.
O grande problema de Prometheus é que ele não se decide em qual ameaça focar. São introduzidas diversas ao longo do filme e acabam sendo neutralizadas em 10, 20 minutos, como se tivessem várias ideias, mas sem a coragem de cortar algumas delas, a fim de criar um roteiro mais coeso.
Alien: Covenant
Continuando os eventos de Prometheus, Alien: Covenant mostra uma nova tripulação que acidentalmente desperta uma ameaça alienígena mortal. Dirigido por Ridley Scott, o filme acompanha a nave Covenant em uma missão de colonização que descobre um planeta aparentemente habitável, mas rapidamente se depara com os perigos dos Xenomorfos. O filme mistura elementos de terror e ação, enquanto também explora temas filosóficos sobre criação e destruição, além de continuar o arco narrativo iniciado em Prometheus.
Essa é uma continuação da história de David (Michael Fassbender), que infelizmente ainda não foi encerrada. Assim como seu antecessor, é cheio de erros e acertos, mas, ao menos, tem um foco maior do que Prometheus.
Alien: Romulus
Alien: Romulus é um muito bem-vindo retorno às origens da franquia. A obra retoma o tom de terror do original, misturando-a com um pouco da ação de O Resgate, enquanto introduz ideias novas excelentes (ainda que controversas para alguns fãs que só querem a mesmice).
Romulus se destaca pela forma criativa como cada problema é resolvido e Cailee Spaeny prova ser uma sucessora mais que digna de Sigourney Weaver como protagonista – esperamos vê-la novamente na saga.
Aliens: O Resgate
Aliens: O Resgate é o que toda continuação deveria ser: uma obra que se sustenta em suas próprias pernas, trazendo uma experiência diferenciada do original, mas que, ao mesmo tempo, expande o universo de seu antecessor.
Dirigido por James Cameron, o longa-metragem segue os eventos do primeiro filme, com Ripley retornando ao planeta onde encontrou o Xenomorfo pela primeira vez, agora colonizado por humanos. Ao descobrir que a colônia foi devastada por uma infestação de Xenomorfos, Ripley se une a uma equipe de marines para resgatar os sobreviventes.
Diferente de seu antecessor, este filme é uma mistura de ação e terror, intensificando as batalhas contra os alienígenas e expandindo o universo de Alien com a introdução da Rainha Xenomorfo.
Alien: O Oitavo Passageiro
Sem dúvidas o melhor da franquia, Alien: O Oitavo Passageiro é um marco no cinema de ficção científica e terror.
Dirigido por Ridley Scott, o filme apresenta a tripulação da nave espacial Nostromo, que, após interceptar um sinal de socorro, encontra uma forma de vida alienígena mortal. A protagonista, Ellen Ripley (Sigourney Weaver), emerge como uma figura icônica enquanto luta pela sobrevivência contra a criatura conhecida como Xenomorfo. O filme é conhecido por sua atmosfera tensa, design de produção inovador e pela criação de um dos monstros mais aterrorizantes da história do cinema.
Alien: Romulus está em exibição nos cinemas. Os outros filmes da franquia estão disponíveis no Disney+.