Anatomia de uma Queda, indicado ao Oscar de Melhor Filme, que está em exibição nos cinemas, é uma história real? A estrutura, os detalhes e o desenrolar da narrativa apontam para essa possibilidade. Vamos ver se esse é o caso.
Dirigido por Justine Triet, o filme conta a história de Sandra Voyter (Sandra Hüller), uma escritora alemã que vive na França e é acusada de assassinar o marido, Samuel, depois que ele cai de uma janela e é encontrado morto pelo filho cego do casal, Daniel.
O drama de tribunal acompanha o julgamento de Sandra, à medida que novos detalhes do caso são gradualmente revelados e certas narrativas são elaboradas para formar um caso.
Anatomia de uma Queda não é baseado em fatos
Como um todo, Anatomia de uma Queda lembra um caso de crime verdadeiro. O filme critica a forma como o sistema jurídico usa fatos seletivos para construir narrativas e criar versões fictícias da vida de pessoas reais.
As linhas tênues entre realidade e ficção são um tema central de Anatomia de uma Queda, o que acrescenta uma camada intrigante à questão das origens da história.
O cenário do tribunal, a reminiscência de crimes reais e a ambiguidade do final de Anatomy of a Fall contribuem para a ilusão de que o filme poderia ser baseado em uma história real.
Apesar de sua semelhança com o gênero de crime verdadeiro, o longa-metragem não é baseado em uma história real. O enredo foi uma ideia original construída por Triet juntamente com seu parceiro, Arthur Harari, com quem ela co-escreveu o roteiro.
O enredo de Anatomia de uma Queda pode não ter sido derivado de fatos reais, mas a essência do filme ainda está enraizada em casos da vida real.
Triet revelou que Anatomy of a Fall foi fortemente influenciado pelas histórias de crimes reais que ela lia “quase diariamente” (via The Hollywood Reporter). Triet também se inspirou em filmes e programas centrados em julgamentos e “sempre pensou que um dia faria um filme com um julgamento no centro da história”.
Anatomia de uma Queda está em exibição nos cinemas.