Prelúdio da saga Harry Potter, os filmes da série Animais Fantásticos se diferenciam dos livros originais de J.K. Rowling principalmente através de sua ambientação, saindo da escola de magia e bruxaria e caindo de cabeça no mundo dos bruxos adultos. Agora, o diretor David Yates comentou sobre essa diferença em Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald.
“Em termos de contexto, no universo de Jo [Rowling], esse é um filme muito mais sensual”, disse Yates, em entrevista ao Collider. “Não tínhamos sensualidade ou sexualidade, de verdade, nos filmes de Potter, ou até mesmo no primeiro Animais Fantásticos. Tínhamos esses adultos, mas, no fim, esses adultos são como crianças grandes em um mundo de adultos. Este é um filme levemente mais sensual, porque é uma história de amor. Existe um senso de sensualidade entre os personagens, o que é amável, na verdade. Parece que tudo está crescendo e ficando mais sofisticado”.
Na entrevista, Yates ainda descreveu o filme como “uma série de histórias de amor”, o que acaba nos remetendo à declaração anterior, de que Dumbledore não seria abertamente gay no filme.
“Realmente, o tema central é se apaixonar, deixar de se apaixonar, se apaixonar por uma ideologia, ser atraído pelo amor, ser corrompido pelo amor”, continuou Yates. “Tudo gira em torno dessa premissa central de amor, acredito”.
Animais Fantásticos | Diretor fala sobre possibilidade de franquia ir para América Latina
O diretor também falou sobre Dumbledore em Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald.
“Ele é bem complicado”, revelou o diretor. “Ele está longe de ser perfeito. Ele é um professor inspirador, todos os alunos o amam, mas, como sempre, sendo Dumbledore, ele é um ótimo manipulador e ele tem essa incrível habilidade de levar as pessoas para situações que elas não querem entrar. Jude traz esse incrível frescor, sensualidade, carisma e inteligência ao papel”.
David Yates continuou, dizendo que a história de amor, dita anteriormente, será combinada com o gênero thriller político. Ao ser perguntado sobre os reflexos do atual estado geopolítico de nosso mundo e como eles afetam o mundo de Animais Fantásticos 2, Yates respondeu:
“Se você está fazendo um filme, você não pode não ser sensível ao mundo dentro do qual você o cria. Ele influencia você todos os dias, influenciou Jo quando ela estava escrevendo o roteiro, nos influencia enquanto montamos a história”, revelou o diretor.
“Mas os temas, eu acho, são universais e atemporais”, concluiu David Yates.
Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald estreia no dia 15 de novembro de 2018.