Na cena de abertura de Jurassic Park 3, a tripulação de um barco é misteriosamente morta por algo que se esconde no nevoeiro. Enquanto Ben Hildebrand sobe no ar em um parapente com o filho de sua namorada, Eric Kirby, os dois estão se divertindo.
De repente, o barco dá um solavanco. Eles olham para baixo apenas para ver a névoa e então, de forma horrível, o barco aparece, esfarrapado e manchado de sangue, e os membros da tripulação não estão em lugar nenhum.
Nem os personagens nem o público sabem o que aconteceu, mas quando assistido de perto, o filme dá a resposta. Jurassic Park adora destacar um dinossauro em cada filme (além dos raptores, que o Dr. Alan Grant fala para sua ex-namorada Ellie no início de Jurassic Park 3), que age como o “grande mal”.
No primeiro e no segundo filmes, o T-Rex teve seu momento ao sol, com um T-Rex macho escapando para San Diego em uma homenagem a Godzilla em O Mundo Perdido – Jurassic Park. O segundo filme também apresenta o Sítio B: Ilha Sorna, onde todos os dinossauros que não eram adequados para o parque da Ilha Nublar foram rebaixados.
Embora o filme nunca diga definitivamente qual criatura temível ataca os motoristas do barco, é possível decifrar o quebra-cabeça por meio de pistas de contexto e narrativa. Como todo filme de Jurassic Park, novos dinossauros estão prestes a entrar em cena, e certamente um deles é o culpado.
O monstro em questão é uma fera aquática ou um predador voador.
Um dinossauro que faz aparições persistentes em Jurassic Park 3 é o Pteranodonte. O Pteranodonte pode voar sobre o mar para pescar. Há um retorno interessante para a névoa da cena do barco quando os personagens devem cruzar uma ponte duvidosa e são emboscados por Pteranodonte. Isso, no entanto, é uma pista falsa.
A velocidade do ataque ao barco, junto com a mancha de sangue deixada para trás, sugere um animal muito maior, que poderia prender suas mandíbulas ao redor de um corpo humano.
Há uma criatura que se diz estar na Ilha Sorna, mas não é mostrada no filme: um Deinosuchus. O Deinosuchus se assemelha a um crocodilo gigante que viaja rapidamente pela água e pode despachar a tripulação em pouco tempo.
Mas o Deinosuchus não entra no filme, e Jurassic Park gosta de mostrar seus monstros, não escondê-los. Há apenas um grande vilão que esta história apresenta, e desta vez não é T-Rex ou os raptores, mas o grande dinossauro de Jurassic Park 3: o Espinossauro.
O grande culpado
O Espinossauro, um lagarto semiaquático, aparece pela primeira vez quando Alan e os Kirbys pousam na ilha, devorando um de seus pilotos e dando um golpe duplo no T-Rex enquanto tenta esmagar o avião em um saboroso tubo de carne humana.
O Espinossauro continua entrando em ação, incluindo uma cena em que eles precisam cavar seus restos para encontrar o telefone via satélite de Kirby.
Quando Eric se reencontra com seus pais, o Espinossauro levanta sua horrível cabeça, perseguindo-os e rompendo a cerca de ferro. Em seu ataque final, o Espinossauro persegue o grupo através de um rio profundo, mostrando sua habilidade de nadar silenciosamente.
Essa revelação reforça a noção de que o dinossauro foi o assassino da tripulação do barco o tempo todo.
A criatura se maneja facilmente na água, apesar de seu tamanho, até mesmo jogando Alan, o herói, na água em uma gaiola onde ele deve usar seus recursos para lutar por sua vida. Com sua presença constante no filme, vista ou não, e um impasse no clímax contra o protagonista, uma coisa é certa: Jurassic Park 3 queria aterrorizar o público com o Espinossauro.