O Vietnã recentemente proibiu as exibições comerciais do filme Barbie. Agora, as Filipinas podem fazer o mesmo.
Isso ocorre devido a uma cena que mostra um mapa do Mar do Sul da China com a “linha de nove traços” que é contestada pelo governo vietnamita.
Falando à CNN Filipinas (via THR), o senador Francis Tolentino disse: “Se a linha de nove traços inválida realmente foi retratada no filme Barbie, então é responsabilidade do Conselho de Revisão e Classificação de Filmes e Televisão das Filipinas proibir o mesmo, pois fere a soberania filipina”.
O senador acrescentou que editar a cena ofensiva poderia ser um “meio-termo” de compromisso para os reguladores filipinos e o estúdio de cinema. No entanto, tal movimento poderia arriscar irritar os reguladores de filmes na China, onde Barbie já foi aprovado para lançamento e espera-se que ganhe muito mais do que no Sudeste Asiático.
O Conselho de Revisão e Classificação de Filmes e Televisão das Filipinas publicou um aviso em seu site na terça-feira, dizendo: “Confirmamos que o Conselho revisou o filme Barbie hoje, 04 de julho de 2023. Neste momento, o Comitê designado para a Primeira Revisão está deliberando sobre o pedido da Warner Brothers F.E. Inc. para uma Licença de Exibição”.
O MTRCB geralmente publica tais avisos quando a permissão de lançamento de um filme está em disputa. Não foi informado quando uma decisão poderá ser alcançada.
A controversa “linha de nove traços” representa as reivindicações territoriais da China no Mar do Sul da China, que o Vietnã e Filipinas contestam. A linha em forma de U também foi repudiada em uma decisão de arbitragem internacional por um tribunal em Haia em 2016. A China se recusa a reconhecer a decisão.
Mais sobre Barbie
“Uma boneca que vive na Barbielândia é expulsa por não ser perfeita o suficiente e parte em uma aventura no mundo real”, diz a sinopse.
Além de Margot Robbie, o elenco conta com Ryan Gosling (La La Land) e Simu Liu (Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis) como duas versões do Ken; Will Ferrell como o CEO da companhia de brinquedos; e ainda America Ferrera (Ugly Betty), Kate McKinnon (Caça-Fantasmas), Alexandra Shipp (X-Men: Apocalipse) e Emma Mackey (Sex Education).
O live-action de Barbie tem direção de Greta Gerwig, de Adoráveis Mulheres. Ela também escreveu o roteiro ao lado de Noah Baumbach, de História de um Casamento.
O primeiro trailer de Barbie quase quebrou a internet e o filme vem cercado de expectativas.
Barbie estreia em 20 de julho no Brasil.