Armadilha, novo filme de M. Night Shyamalan, já está em exibição nos cinemas. O que nem todos podem saber é que ele é inspirado não em apenas uma, mas duas histórias reais. Vamos conhecê-las!
Em Armadilha, um pai e sua filha adolescente vão a um show de música pop popular, quando se encontram no centro de um evento sombrio e misterioso.
Escrito e dirigido por M. Night Shyamalan, Armadilha conta com Josh Hartnett, Ariel Donoghue, Saleka Shyamalan, Hayley Mills e Allison Pill no elenco. A produção é de Ashwin Rajan, Marc Bienstock e M. Night Shyamalan, com Steven Schneider como produtor executivo.
A equipe criativa do filme inclui o diretor de fotografia Sayombhu Mukdeeprom (Me Chame Pelo Seu Nome), a designer de produção Debbie de Villa (O Jogo do Amor – Ódio), a editora Noëmi Preiswerk, a figurinista Caroline Duncan (Tempo), a supervisora musical Susan Jacobs (Tempo) e o diretor de elenco Douglas Aibel (Asteroid City). A trilha sonora foi composta por Herdĭs Stefănsdŏttir (Batem à Porta).
Confira, abaixo, os casos que inspiraram Armadilha.
Duas ciladas da vida real inspiraram Armadilha
Ao contrário de alguns dos outros filmes de Shyamalan, que envolvem fantasmas, alienígenas ou praias que envelhecem as pessoas, Armadilha é bastante realista, portanto, talvez não seja surpresa que pelo menos parte da inspiração para o filme tenha sido tirada de eventos reais.
Shyamalan contou à Empire sobre um plano de 1985 chamado Operation Flagship, no qual as autoridades contataram milhares de fugitivos conhecidos para dar a eles ingressos de futebol americano gratuitos e uma chance de ir ao Super Bowl.
Cerca de 100 deles apareceram, completamente alheios ao que estava acontecendo, e foi quando foram presos.
Como disse Shyamalan, “Os policiais eram literalmente líderes de torcida e mascotes. Esses caras estavam dançando quando entraram. E todos foram pegos. Foi muito perverso e engraçado”.
A coisa toda é muito hilária quando você se aprofunda no assunto. Por exemplo, as cartas enviadas aos fugitivos foram endereçadas por I. Michael Detnaw, com o sobrenome escrito “wanted” (procurado) ao contrário.
Embora M. Night Shyamalan cite diretamente a Operação Flagship como inspiração para Armadilha, outra história real também compartilha semelhanças com o enredo do filme.
Enquanto a Operação Flagship trazia fugitivos procurados por narcóticos e violações de agressão, um homem chamado Tom Hanson tentou pegar o Assassino do Zodíaco com seu filme, Zodiac.
Como o Assassino do Zodíaco continuava a fugir da polícia e a provocar a mídia, Hanson passou a acreditar que poderia atrair o Zodíaco para a custódia ao estrear um filme baseado nas façanhas do assassino.
“Filmei ‘Zodiac’ por cerca de 13 mil dólares”, explicou Hanson ao Temple of Schlock. “Ninguém recebeu nada. Filmei o filme com a intenção de levá-lo para São Francisco e fazer um circuito de quatro paredes em um teatro, o que fiz, com seis caras para montar uma armadilha e pegar aquele filho da p…****.”
A estreia contou com um concurso no qual as pessoas escreviam seus nomes em cartões para ter a chance de ganhar uma motocicleta grátis, e alguém verificava a caligrafia dos cartões para ver se algum deles correspondia à do Zodíaco.
Embora a tentativa não tenha sido bem-sucedida, Hanson afirma que um homem parecido com os esboços policiais do assassino, usados nos pôsteres de “Procurado”, se aproximou dele no banheiro e disse: ‘Sabe, sangue de verdade não sai assim’.
Armadilha (Trap) está em exibição nos cinemas.