Embora existam muitos filmes de terror de exorcismo, relativamente poucos deles conseguem tornar suas cenas de exorcismo genuinamente assustadoras. A ideia de possessão vai além do gênero de terror.
Em culturas de todo o mundo, há um medo enraizado no lado sinistro do sobrenatural, com histórias de demônios e espíritos malignos sendo um tema universal. Isso explica por que, seja qual for o zeitgeist do horror, filmes de exorcismo e possessão sempre se mostram populares entre cineastas e público.
Dado o grande número de filmes de terror de exorcismo diferentes, segue-se que há tantas variações na cena de exorcismo quintessencial. Alguns, como O Exorcista, vieram a definir o que a maioria dos espectadores associa com o rito, baseando-se em tradições católicas e cristãs.
Outros adotam uma abordagem mais inortodoxa, trazendo diferentes culturas e até tecnologia para o cenário. Seja qual for o tema explorado, as cenas de exorcismo têm o potencial de ser alguns dos momentos mais eficazes em qualquer filme de terror.
A Hora do Descarrego (2019)
O poder da cena de exorcismo de A Hora do Descarrego vem da audiência compartilhar a crescente realização dos personagens de que eles perderam totalmente o controle. A premissa engenhosa do filme apresenta uma equipe de reality show tentando encenar um exorcismo falso para ganhar visualizações, apenas para a farsa se transformar rapidamente em algo real. A chocante realização da equipe sobre contra o que estão lutando, enquanto a tentativa de exorcismo do Padre Max dá errado, muda completamente o tom do filme, preparando o terreno para os sustos mais explosivos que estão por vir.
Disponível no Prime Video.
O Ritual (2011)
Embora O Ritual não esteja entre os melhores filmes de exorcismo (registrando apenas 22% no Rotten Tomatoes), o filme possui uma cena de exorcismo incrivelmente eficaz. Isso se deve quase que inteiramente à atuação de Anthony Hopkins, que, apesar de algum material questionável, consegue impregnar o Padre Lucas Trevant com autoridade tranquila e até malícia ao enfrentar Baal. Enquanto o resto do filme deixa a desejar devido a uma duração excessiva e trama tangencial, as cenas com Anthony Hopkins tanto realizando um exorcismo quanto sendo submetido a um são surpreendentemente eficazes e assustadoras.
Poltergeist (1982)
Enquanto muitas cenas de exorcismo em filmes apresentam corpos contorcidos, vozes demoníacas e fluidos corporais, nem todos os filmes se conformam com o estereótipo. O aclamado filme de terror Poltergeist, de Tobe Hooper, é um exemplo perfeito. Embora o filme tenha muitas cenas assustadoras, nenhuma é tão perturbadora quanto o momento em que Tangina Barrons, enquanto deveria estar purificando a casa de sua presença espiritual, parece estar guiando mais espíritos para causar estragos na inocente família Freeling. Embora mais tarde seja confirmado que ela estava enganando os espíritos, o momento e sua atividade paranormal acompanhante ainda são aterrorizantes para a família e o espectador.
O Lamento (2016)
As cenas de exorcismo frequentemente são assustadoras por si só, mas podem se tornar ainda mais poderosas se usadas para fazer um ponto social mais amplo. O filme de terror sul-coreano O Lamento consegue fazer isso de forma excelente, usando sua história baseada em possessão para transmitir uma mensagem mais ampla sobre xenofobia e superstição. O filme inteiro apresenta várias cenas aterrorizantes, à medida que uma vila sucumbe lentamente a uma sinistra maldição trazida por um misterioso homem japonês ou uma mulher de branco. No entanto, a cena de exorcismo em que vários personagens experimentam uma dor horrível simultaneamente é especialmente eficaz, já que a verdadeira origem do horror permanece ambígua.
Disponível no Prime Video.
O Exorcismo de Emily Rose (2005)
Apesar de ser geralmente considerado um dos filmes de exorcismo mais assustadores de todos, O Exorcismo de Emily Rose geralmente evita os tropos mais violentos que definem outros filmes do gênero. No entanto, o fato de haver tão pouco gore apenas torna sua sequência de exorcismo climática mais poderosa. Ambientada em um estábulo, a cena é uma batalha de vontades entre o Padre Richard Moore, interpretado por Tom Wilkinson, e os demônios que possuem Emily. Conforme a ação se intensifica, cavalos escapam, uma tempestade se enfurece, e os espectadores são compreensivelmente paralisados pelo medo, tornando o momento um confronto digno.
O Último Exorcismo (2010)
Elevando o gênero de possessão a um novo nível de inovação, O Último Exorcismo é um excelente exemplo de como a produção de filmes com metragem encontrada pode aumentar o horror de uma cena. O filme está repleto de momentos horríveis, desde os primeiros encontros da equipe com Nell até o assassinato de um gato inocente por Nell. No entanto, é o clímax do filme, onde Manley tenta desesperadamente exorcizar a possuída Nell em cima de um altar de culto, que é o mais aterrorizante. Apresentando um nascimento demoníaco, culto adorador e decapitação, é um final explosivo e assustador para um eficaz filme de terror de exorcismo.
Disponível no Prime Video.
Requiem (2006)
Baseado na mesma história verdadeira que O Exorcismo de Emily Rose, Requiem não se concentra no sobrenatural. Embora isso possa parecer uma escolha estranha para um filme de exorcismo, o filme transforma o próprio exorcismo na fonte do horror. Ao contrário de explorações mais sensacionalistas do assunto, Requiem retrata a protagonista Michaela como sofrendo de uma combinação de epilepsia e doença mental. Esse enraizamento na racionalidade torna o exorcismo horrífico no final do filme, e a subsequente revelação de que Michaela morreu, ainda mais assustadores – apesar do próprio diabo aparentemente não estar envolvido na história.
Possessão (2012)
Uma das histórias de exorcismo não cristãs mais eficazes, Possessão se baseia na tradição judaica dos dybbuks como inspiração para seu horror. Embora vislumbres do antagonista sinistro do filme, Abyzou, sejam vistos ao longo do filme, o dybbuk completo é cuidadosamente mantido oculto até o clímax dramático de Possessão. Filmada dentro de um antigo hospital, a cena apresenta Abyzou saindo de dentro do rosto de Jeffrey Dean Morgan, antes de ser confinado de volta em sua antiga prisão.
Disponível no Max.
Invocação do Mal (2013)
Um dos filmes de terror modernos mais poderosos, Invocação do Mal estabeleceu um novo padrão para os filmes de possessão com seu lançamento em 2013. O filme está repleto de sustos memoráveis e cenários marcantes, mas sua sequência de exorcismo dramática permanece como um destaque. Alternando entre a ação demoníaca no porão e um bombardeio de corvos possuídos, a cena é frenética e aterrorizante, nunca revelando totalmente a natureza do espírito que ataca Carolyn. Por manter alguns detalhes ocultos, a cena de exorcismo de Invocação do Mal é um lembrete potente de como menos às vezes pode ser mais.
Disponível no Max.
O Exorcista (1973)
Muitos filmes tentaram replicar o sucesso de O Exorcista, mas ele continua sendo o maior filme de exorcismo já feito. Não é surpresa, portanto, que sua principal cena de exorcismo não seja apenas a mais assustadora, mas também a mais icônica. Uma sequência prolongada que inclui a icônica frase “o poder de Cristo te compila”, a cena incorpora medo, desespero, raiva e auto-sacrifício em um turbilhão aterrorizante que habilmente fecha um dos filmes mais perturbadores já feitos. Mesmo sem truques baratos como CGI, a cena de exorcismo de O Exorcista é um dos momentos mais assustadores de qualquer filme de terror.
Disponível no Max.