De arrepiar

Assassino que inspirou Hannibal Lecter é muito mais assustador que O Silêncio dos Inocentes

Conheça a principal inspiração de Hannibal Lecter

Anthony Hopkins como Hannibal Lecter em O Silêncio dos Inocentes.
Anthony Hopkins como Hannibal Lecter em O Silêncio dos Inocentes.

Hannibal Lecter, definitivamente, é um dos serial killers mais icônicos da história do cinema. O que muitos fãs não sabem é que o personagem de Anthony Hopkins é inspirado em um terrível assassino da vida real – assassino este que é bem mais assustador que o psiquiatra canibal de O Silêncio dos Inocentes.

Lançado em 1991, O Silêncio dos Inocentes é baseado no livro homônimo de Thomas Harris. O filme é, até hoje, considerado uma das melhores produções de suspense de todos os tempos.

O assassino Hannibal, por sua vez, não aparece somente em O Silêncio dos Inocentes, mas também em filmes como Dragão Vermelho, e séries como Hannibal.

Com isso em mente, confira abaixo tudo que você precisa saber sobre o assassino em série que inspirou Hannibal Lecter nos livros e no cinema. (via CBR)

Anthony Hopkins como Hannibal.

Hannibal Lecter é inspirado em assustador serial killer da vida real

Thomas Harris, o autor de O Silêncio dos Inocentes, trabalhou por décadas como repórter antes de lançar seu mais famoso best-seller.

Como jornalista, Harris viajou ao México para entrevistar Dykes Askew Simmons, um assassino que, após um de seus atos mais violentos, ficou para sempre desfigurado.

No entanto, foi um companheiro de cadeia do assassino quem chamou a atenção do escritor – exercendo nele uma grande influência que, eventualmente, resultou na criação de O Silêncio dos Inocentes.

Estamos falando sobre o “Dr. Salazar”, um prisioneiro que, em um primeiro momento, Thomas Harris acreditou fazer parte da equipe de carcereiros da penitenciária.

No mesmo estilo do Hannibal Lecter de O Silêncio dos Inocentes, o Dr. Salazar impressionou o jornalista com perguntas inteligentes sobre seu trabalho e atuação. De temperamento calmo e maneirismos astutos, o criminoso encarnava perfeitamente a figura de um médico respeitado.

Falando sobre Simmons, Salazar também chocou Harris com comentários violentos e, ao mesmo tempo, incrivelmente intelectuais.

Eventualmente, o autor de O Silêncio dos Inocentes descobriu que, na verdade, o Dr. Salazar não trabalhava na cadeia. Muito até pelo contrário: tratava-se de Alfredo Ballí Trevino, um ex-cirurgião condenado à prisão perpétua por um terrível crime.

Trevino foi parar na cadeia após matar, esquartejar e sumir com o corpo de um ex-amante. Ele também foi suspeito de uma série de crimes similares que aconteceram no México entre as décadas de 50 e 60 – no entanto, seu envolvimento nesses crimes nunca foi provado.

Para criar Hannibal Lecter, Thomas Harris não se inspirou tanto nos crimes de Trevino, mas sim na personalidade intelectual, controlada e até mesmo “aristocrática” do assassino. Por isso, o fato do canibal ter se tornado um dos personagens mais icônicos da literatura (e do cinema) não deve ser encarado como uma surpresa.

Abaixo, você pode conferir uma foto de Alfredo Balli Trevino. O filme O Silêncio dos Inocentes, por sua vez, está disponível no Prime Video e no AppleTV+.

Foto do assassino Alfredo Balli Trevino.
Sair da versão mobile