Hollywood passou por muitas eras e transformações ao longo das décadas, seja pelo avanço da tecnologia, mudanças culturais, percepção pública, dentre muitos outros fatores. Ocasionalmente, tais mudanças foram causadas por atores.
Alguns deles mudaram a indústria cinematográfica pela forma como agiam, outros por como trabalhavam, alguns puramente pela fama, mas é inegável que a influência deles pode ser sentida até hoje.
Dessa forma, apontamos 7 atores icônicos que, de uma maneira ou outra, mudaram Hollywood pela frente
Charlie Chaplin
Os filmes mudos limitavam as possibilidades do que um ator poderia fazer, mas ninguém se expressava melhor nessa época do que o grande Charlie Chaplin. Chaplin foi uma das figuras mais influentes no início do cinema, constantemente ampliando os limites das possibilidades do meio, inovando o visual e integrando um estilo de humor único e atemporal. Seus motivos e sua comédia imaginativa são totalmente exibidos nos longas-metragens de Charlie Chaplin.
James Cagney
Muito antes de Al Pacino, James Cagney foi um dos melhores atores de gângsteres do cinema, influenciando gerações de atores que o seguiram. Cagney, em Inimigo Público, tornou-se a referência para os personagens de gângsteres e vilões de Hollywood. Ele trouxe um elemento de imprevisibilidade, insanidade e dureza que inspiraria atores como Clint Eastwood e Malcolm McDowell. Sua influência também pode ser sentida nas atuações de Jack Nicholson e Gary Oldman, que trouxeram uma presença perturbadora para seus personagens como Jack Torrance e Norman Stansfield.
Marlon Brando
Hoje comumente considerado um dos maiores atores de todos os tempos, Marlon Brando é responsável pela mudança mais dramática na atuação na história do cinema. Brando acreditava plenamente no realismo e na verdade em sua atuação. Ele se preocupava profundamente em entender os papéis que interpretava, buscando a alma de seus personagens em cada atuação. O Método já existia antes de Brando, mas ele popularizou a ideia.
Elizabeth Taylor
Iniciando sua carreira como atriz infantil, Elizabeth Taylor tornou-se uma das maiores estrelas de Hollywood nas décadas de 1950 e 60, conhecida por filmes como Cleópatra. Taylor estabeleceu essencialmente o conceito moderno de celebridade. Ela usou seu status de atriz para abrir caminho para outras vias de empreendedorismo e ativismo, abrindo espaço para a cultura da fama moderna. Ela ficou famosa por usar sua plataforma para aumentar a conscientização sobre o HIV/AIDS.
Marilyn Monroe
Marilyn Monroe foi uma força cultural gigantesca na década de 1950, e sua influência e história ainda prevalecem na cultura moderna. Assim como Elizabeth Taylor, a influência de Monroe existiu principalmente em Hollywood, fora dos filmes em si, apesar de sua personalidade ousada e carismática ter causado impacto no cinema. Marilyn Monroe teve muitos outros filmes excelentes, mas ela foi genuinamente imortalizada na cultura pop por sua influência na moda e no papel da sexualidade feminina no cinema.
Sidney Poitier
O ator bahamense e americano Sidney Poitier fez história na indústria cinematográfica como o primeiro ator negro a ganhar o Oscar de Melhor Ator em 1964. Seus filmes nas décadas de 1950 e 1960 acompanharam o movimento pelos direitos civis. Seu trabalho representou um momento de progresso para Hollywood, que percorreu um longo caminho desde então, mas ainda tem muito trabalho a fazer.
Sigourney Weaver
Com a ascensão dos blockbusters nos anos 70, Sigourney Weaver se estabeleceu como um pilar da cultura cinematográfica com a franquia Alien. A Ellen Ripley de Weaver acabou sendo a única sobrevivente da nave Nostromo, redefinindo as expectativas para personagens femininas no gênero ficção científica/ação. Sigourney Weaver tornou-se instantaneamente uma heroína de ação e um ícone feminista, tornando-se a opção preferida dos anos 80 para uma heroína principal. Sua influência abriu caminho para personagens como Sarah Connor e muitas outras.