Efeito rebote

Atores que nunca mais foram os mesmos após filmes de heróis

Tiveram um impacto transformador em suas carreiras após interpretarem esses personagens

Chris Evans como Capitão América
Chris Evans como Capitão América

O interesse do público por filmes de super-heróis continua em alta. Desde a épica saga Vingadores, da Marvel, até propriedades da DC, como Coringa e Batman, os fãs continuam ávidos por mais conteúdo, e os grandes estúdios continuam a corresponder às expectativas. 

Nas últimas duas décadas, em especial, temos testemunhado renomados nomes de Hollywood assumindo capas, máscaras ou escudos para dar vida a clássicas histórias em quadrinhos.

Entretanto, como bem disse o sábio Tio Ben a Peter Parker: “Com grande poder, vem grande responsabilidade”. Embora esses atores não estejam realmente salvando cidades ou protegendo a galáxia como os super-heróis que retratam, interpretar esses ícones os faz sentir-se investidos de uma grande responsabilidade. 

Talvez por isso, assumir um papel de super-herói tenda a deixar um impacto duradouro na perspectiva do ator. Desde estrelas da Marvel até lendas da DC, é evidente que esses atores nunca mais são os mesmos após vivenciarem seus papéis icônicos.

Ryan Reynolds

Ryan Reynolds lidou com ansiedade séria com seu papel de super-herói

Antes da comédia de super-heróis Deadpool chegar às telonas, Ryan Reynolds sonhava em interpretar esse personagem em um filme que não fosse X-Men Origens: Wolverine. Apesar de ter lançado a ideia para os estúdios, Reynolds enfrentou várias recusas. 

No entanto, essas rejeições iniciais não diminuíram seu entusiasmo pela história. Ele estava convencido de que suas ideias para o roteiro eram excepcionais e sabia que só precisava de uma oportunidade para comprová-lo. Quando Deadpool finalmente estreou, mais de uma década após Reynolds começar a pressionar por isso, a resposta foi avassaladora… e quase demais para Reynolds lidar. Ele se sentiu superexposto e vulnerável.

“Eu tive um pequeno colapso nervoso”, revelou Reynolds à GQ. “Eu literalmente tremia. Fui ver um médico porque senti que estava sofrendo de um problema neurológico ou algo assim. E todos os médicos que eu vi disseram: ‘Você está ansioso’.” Refletindo sobre seu estado emocional após o lançamento de Deadpool, Reynolds compartilhou: “Acho que foi uma reação um pouco baseada no medo”. Hoje, ele se sente mais confortável consigo mesmo e não tem tanto receio de estar sob os holofotes. Deadpool pode ser visto na Disney+.

Sydney Sweeney

Sydney Sweeney superou seu medo de aranhas

Não é todo filme de super-herói que muda a vida e a carreira de um ator para sempre, e às vezes é um grande fracasso que provoca essa mudança. Este foi o caso de Madame Teia, uma bomba de bilheteria centrada em um membro menos conhecido da família de personagens do Homem-Aranha, ao lado de várias outras heroínas como Mulher-Aranha e Garota-Aranha.

No entanto, não foi a pobre bilheteria e a recepção crítica do filme que mudaram a estrela Sydney Sweeney – foi um comentário hilário dos bastidores feito por um profissional médico no set. E tudo está relacionado a um incidente que ocorreu durante as filmagens de seu filme anterior, Todos Menos Você.

Sweeney compartilhou os detalhes dessa experiência enquanto estava no The Tonight Show Starring Jimmy Fallon, revelando como trabalhar com aranhas reais foi um tanto traumático. Segundo Sweeney, uma das aranhas usadas no set realmente a mordeu, causando um momento de pânico para ela. “Eu pensei que ia morrer”, disse a atriz ao apresentador noturno. 

“Bem, eu fiquei tipo, ‘É venenoso. Eu vou morrer.'” Depois que os médicos cuidaram do problema (e Sweeney ficou bem), eles incluíram uma nota médica no relatório dizendo: “Sydney Sweeney (Departamento de Elenco) mordida por aranha, agora Mulher-Aranha”.

Avançando rapidamente para 2023, e com certeza, Sweeney estava interpretando a Mulher-Aranha na tela em Madame Teia, para a qual ela já estava bem preparada para lidar com aracnídeos. “Definitivamente sinto que não posso mais matar uma aranha”, disse Sweeney ao IMDb. “Antes do filme, talvez eu as tivesse esmagado. Agora, nós nos entendemos”. Madame Teia está no Prime Video.

Paul Rudd

Paul Rudd conseguiu compartilhar seu papel de super-herói com seu filho

Por muito tempo, Paul Rudd sempre pareceu estar presente em comédias românticas. Desde seu papel marcante em As Patricinhas de Beverly Hills até Ligeiramente Grávidos e Ressaca de Amor, ele definitivamente tinha um nicho no gênero. Estrelar um filme de super-herói não parecia estar nos planos de Rudd, mas em 2015, o comediante assumiu o papel de Scott Lang em Homem-Formiga e continuou a aparecer nas sequências, Homem-Formiga e a Vespa e Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, além de participar de alguns filmes crossover como Vingadores: Ultimato.

No entanto, interpretar o super-herói do tamanho de uma formiga trouxe algo extra especial, e não foi apenas o fato de que Rudd se tornou parte do Universo Cinematográfico da Marvel. Depois de décadas trabalhando em filmes claramente voltados para o público adulto ou adolescente, ele finalmente estrelou um filme que podia curtir com seu filho, que tinha dez anos na época. “Este é o primeiro filme meu que ele viu”, disse Rudd ao The Guardian, “e isso me deixa orgulhoso e nervoso ao mesmo tempo. Eu o levei à estreia — ele nunca tinha ido a uma estreia, e essa foi uma experiência muito emocionante para mim. A melhor coisa sobre qualquer coisa é compartilhá-la com seu filho”. Homem-Formiga está disponível na Disney+.

Gal Gadot

Gal Gadot nunca mais foi a mesma depois da Mulher-Maravilha

Gal Gadot pode ter nascido para interpretar a Mulher-Maravilha. Ela personifica seu papel tão convincentemente que seria perfeitamente compreensível pensar que ela era realmente uma habilidosa guerreira amazônica que simplesmente tropeçou em um set de Hollywood um dia. A parte surpreendente? Gadot quase desistiu da atuação antes mesmo de receber a oportunidade de interpretar Diana. Ela estava tão desanimada com as inúmeras rejeições que estava pronta para desistir.

“Eu estava pensando em nunca mais voltar para Los Angeles… Porque havia tantos ‘não’.” confessou ao Glamour, acrescentando: “Eu cheguei a um ponto em que não queria mais continuar… Eu estava pensando, ‘Para que eu sou boa?’ E foi quando consegui o papel de Mulher-Maravilha”. Finalmente, ela conquistou o papel que mudaria sua vida e o filme teve um impacto incrível no público ao redor do mundo, provando que sim, as pessoas estavam mais do que preparadas para super-heroínas. Mulher-Maravilha está disponível no Max.

Batman

Batman trouxe Christian Bale (e Christopher Nolan) para a lista A

Em 2005, Christian Bale assumiu o papel do Cruzado Encapuzado na reinicialização de Christopher Nolan, Batman Begins. Bale já havia recebido elogios por suas atuações em Psicopata Americano e O Operário, mas a maior parte de sua filmografia consistia em filmes de arte como Velvet Goldmine e Retrato de uma Mulher, juntamente com filmes cult de ação como Reino de Fogo e Equilibrium. Contudo, ao encarnar o papel-título em Batman Begins, Bale se tornou indiscutivelmente um dos maiores ícones da cultura pop e o centro de uma enorme franquia de ação.

A escolha de Bale para interpretar Batman se revelou um golpe de mestre para Nolan, que, assim como o ator, estava se aventurando em seu primeiro blockbuster de grande orçamento. 

O sucesso do filme catapultou ambos para o estrelato, levando-os a colaborar em mais dois filmes da trilogia O Cavaleiro das Trevas, além do aclamado thriller O Grande Truque em 2006. Embora Batman não tenha sido o primeiro filme de ação de Bale, foi seu primeiro grande sucesso genuíno no gênero, abrindo caminho para papéis em filmes de destaque como O Vencedor e Os Indomáveis, bem como indicações ao Oscar por seu trabalho em Trapaça e Vice. É seguro dizer que a carreira do ator tomou um rumo completamente diferente após ele vestir a capa e o capuz.

Desde 2012, Bale expressou interesse em reprisar o papel de Batman apenas se Nolan estiver envolvido. No entanto, ele voltou ao mundo dos super-heróis em 2022, interpretando o vilão Gorr, o Carniceiro dos Deuses, em Thor: Amor e Trovão. Batman Begins está no Max.

Margot Robbie

Margot Robbie se tornou uma estrela de ação graças a Arlequina

Embora Esquadrão Suicida tenha sido um sucesso comercial, recebeu críticas majoritariamente negativas. No entanto, isso não impediu Margot Robbie de se divertir muito interpretando Arlequina. E Robbie definitivamente não estava pronta para deixar Arlequina para trás. Enquanto filmava Esquadrão Suicida, ela percebeu que esse personagem tinha muito mais potencial e ainda não estava pronta para se despedir dele.

“Eu não estava vendo gangues de garotas suficientes na tela, especialmente no espaço de ação”, disse Robbie ao Collider, acrescentando: “Eu amo ação. Eu amo filmes de ação. Eu sou uma garota. Por que deveríamos gostar apenas de uma coisa específica?” Então, Robbie decidiu tomar as rédeas da situação e apresentou a ideia de um filme de ação estrelado por Arlequina e sua gangue de garotas.

A visão de Robbie se tornou realidade com Aves de Rapina (Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa), um filme em que Arlequina se liberta do Coringa e toma as rédeas para salvar uma garota inocente. Graças ao seu papel de super-heroína, Robbie passou de símbolo sexual para uma legítima estrela de ação, completa com sua própria equipe de ajudantes heroicas. Esquadrão Suicida está disponível na Netflix.

Chadwick Boseman em Pantera Negra

Chadwick Boseman se tornou um dos atores mais reconhecidos e influentes de Hollywood

Quando foi escalado para interpretar o papel-título em Capitão América 3: Guerra Civil em 2016, Chadwick Boseman já era um ator muito respeitado. Boseman havia interpretado vários ícones negros pioneiros, como James Brown, Jackie Robinson e Thurgood Marshall. 

Seu papel principal em Pantera Negra  (2018), ambientado na nação africana fictícia de Wakanda, o transformou em um dos atores mais influentes do planeta da noite para o dia. O papel do Rei T’Challa, também conhecido como Pantera Negra, um dos primeiros super-heróis negros dos quadrinhos, o catapultou para o estrelato.

Pantera Negra não foi apenas o primeiro filme de super-heróis de grande sucesso com um elenco todo negro. Surpreendeu a todos nas bilheterias, tornando-se o primeiro filme de super-heróis com um elenco predominantemente negro a ultrapassar a marca de bilhões de dólares, e continua sendo o filme de maior bilheteria com um protagonista negro.

Boseman reprisou o papel apenas alguns meses depois, juntando-se ao resto dos heróis do Universo Cinematográfico da Marvel no inovador clássico moderno Vingadores: Guerra Infinita.

Por sua atuação como T’Challa, Boseman recebeu ampla aclamação. Tragicamente, ele faleceu de câncer em 2020 antes do início da produção da sequência de Pantera Negra, com sua dublagem póstuma na série animada da Disney+, What If…? em 2021, rendendo-lhe um Emmy. Embora tenha tido uma carreira impressionante e indiscutivelmente digna de Oscar fora do gênero de super-heróis, especialmente em filmes como Destacamento Blood e A Voz Suprema do Blues, seu papel como T’Challa estabeleceu um legado indelével que viverá por gerações. Pantera Negra está disponível na Disney+.

Chris Pratt

Chris Pratt se tornou uma estrela de grande sucesso graças Guardiões da Galáxia

Chris Pratt passou anos interpretando o adorável e confuso Andy Dwyer na sitcom Parks and Recreation, mas durante todo esse tempo, ele aspirava a projetos maiores. Era difícil imaginar que o mesmo cara que deu vida a Andy poderia interpretar um super-herói, mas quando surgiu a oportunidade de fazer o teste para o papel de Peter Quill em Guardiões da Galáxia, Pratt finalmente decidiu arriscar. Ele não tinha muita confiança de que conseguiria o papel, mas contra todas as probabilidades, ele foi escolhido.

Guardiões estreou com excelentes críticas, e Pratt elevou sua carreira a um novo patamar. “Eu dei um salto de gênero”, disse Pratt à Vanity Fair, “um salto de categoria, algum tipo de salto.” Após interpretar Peter Quill, novas portas se abriram para ele em Hollywood, levando-o a papéis principais em outros filmes de grande sucesso. Ele estrelou ao lado de Jennifer Lawrence no filme Passageiros, e apesar das controvérsias em torno dele, Pratt consolidou sua posição como o treinador de raptors Owen Grady na franquia Jurassic World e mais tarde liderou filmes e séries de grande orçamento como A Guerra do Amanhã e A Lista Terminal (The Terminal List). Guardiões da Galáxia está na Disney+.

Chris Hemsworth

Thor ajudou Chris Hemsworth a provar suas costeletas de comédia

Fora do elenco original de Star Wars, há poucos atores em Hollywood cuja carreira inteira pode ser atribuída a um único papel. Se alguém em filmes de super-heróis pode reivindicar isso, é Chris Hemsworth, que foi lançado da relativa obscuridade para interpretar o papel-título no épico de origem da Marvel em 2011, Thor, ao lado de pesos pesados vencedores do Oscar como Anthony Hopkins e Natalie Portman. 

Embora seja verdade que sua estreia como Thor não tenha lhe rendido nenhuma consideração de prêmio, suas aparições nos filmes do grupo Os Vingadores lhe renderam muito amor do público.

Antes de assumir o papel do Deus do Trovão, Hemsworth era mais conhecido em sua Austrália natal por sua atuação na novela Home and Away, e poucas pessoas o previam como a próxima grande estrela de ação. Graças ao papel de Thor, Hemsworth se tornou uma superestrela em demanda e logo estava assumindo papéis principais em filmes de alto perfil como Branca de Neve e o Caçador. Sua colaboração com os diretores Joe e Anthony Russo em Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato o levou a estrelar o aclamado filme de ação da Netflix Resgate e sua sequência de 2023, que eles produziram.

No entanto, a vez de Hemsworth como o Deus do Trovão não apenas elevou o perfil do ator. Graças em parte à comédia de super-heróis de 2017 Thor: Ragnarok, dirigida por Taika Waititi, o ator se estabeleceu como um comediante talentoso, além de um herói de ação comprovado. Thor: Ragnarok está na Disney+.

Chris Evans

Chris Evans precisava de ajuda para se preparar para seu papel de super-herói

É fácil presumir que a maioria dos atores aproveitaria a chance de interpretar um super-herói como o Capitão América. Chris Evans, que eventualmente conseguiu o papel e pegou aquele famoso escudo, não estava tão interessado em aceitar o desafio quando foi oferecido a ele.

“Eu estava nervoso com a mudança de estilo de vida, com o compromisso… Eu também gosto de ter anonimato”, disse Evans ao We Got This Covered, acrescentando: “Perder isso e ter que mudar meu estilo de vida foi simplesmente aterrorizante”.

Evans explicou que seus entes queridos o ajudaram a perceber por que ele não podia pular essa oportunidade incrível. “Quanto mais eu falava com as pessoas sobre isso, mais elas diziam que eu não posso tomar uma decisão baseada no medo”, disse ele. 

Mesmo que estivesse prestes a começar a interpretar um super-herói, ele certamente não se sentia como um. Evans decidiu começar a ver um terapeuta para lidar com sua ansiedade sobre seu novo papel. Ir à terapia o ajudou a abraçar seu novo status e entender por que interpretar o Capitão América valeu todas as mudanças e sacrifícios. Capitão América está na Disney+.

Sair da versão mobile