Velozes e Furiosos começou como um filme sobre corridas de rua e ladrões de DVDs, e com o tempo, tornou-se uma das franquias de ação mais populares do cinema. A saga de Dom Toretto deu origem ao derivado Hobbs & Shaw, e tem tudo para expandir ainda mais seu universo no futuro. Jordana Brewster, a intérprete de Mia, já revelou que adoraria atuar em um derivado focado inteiramente nas personagens femininas da franquia.
Em Velozes e Furiosos, Mia é a irmã do protagonista Dom Toretto. A personagem representa uma das principais cargas emocionais da franquia, principalmente devido à sua relação com Brian, interpretado por Paul Walker.
Os filmes de Velozes e Furiosos focam mais nos personagens masculinos, como Dom, Luke Hobbs, Deckard Shaw, Han e muitos outros. No entanto, as mulheres da saga também arrasam em participações cruciais para o desenvolvimento da história.
O site Screen Rant falou mais sobre a possibilidade de um derivado feminino de Velozes e Furiosos; confira abaixo.
A versão feminina de Velozes e Furiosos
Rumores sobre um derivado feminino de Velozes e Furiosos começaram após Michelle Rodriguez exigir mais representatividade na franquia.
A ideia recebeu o apoio de Vin Diesel e de outros integrantes da franquia. Em 2019, as roteiristas Nicole Perlman, Lindsey Beer e Geneva Robertson-Dworet foram contratadas para produzir a história do longa.
Desde então, atualizações sobre o filme se tornaram escassas. Quase nenhum detalhe sobre o possível novo longa foi divulgado após o anúncio em 2019.
As atrizes da franquia, como Jordana Brewster e Nathalie Emmanuel, continuam a dar o maior apoio para a ideia.
Em uma entrevista ao site Screen Rant, Brewster revelou uma ideia para a trama do derivado feminino de Velozes e Furiosos. A atriz faz parte da franquia desde seu primeiro filme, e retornou para F9 após se ausentar no 8º capítulo.
“Eu adoraria ver uma versão ‘girl power’ de Velozes e Furiosos! Existe tanto talento na franquia, com a Mia e a Letty, e também com a Nathalie (Emmanuel), a Helen Mirren e a Charlize Theron. Se nós pudéssemos colocar todas essas atrizes no mesmo filme, seria espetacular”, comentou a atriz.
Nos últimos anos, Velozes e Furiosos introduziu algumas das personagens femininas mais icônicas da franquia, como a hackers Ramsey, a vilã tecnológica Cipher e a veterana Queenie, mãe dos irmãos Shaw.
Além do derivado feminino, Velozes e Furiosos deve expandir seu universos com outros filmes e séries, como a sequência de Hobbs & Shaw e a nova temporada da animação Spy Racers.
Vin Diesel também revelou o desejo de produzir um derivado sobre a juventude de Dom Toretto e sua família, ambientado antes dos eventos de Velozes e Furiosos.
Velozes e Furiosos 9, o lançamento mais recente da franquia, está disponível para compra ou aluguel através de plataformas como YouTube e Google Play Filmes, entre outras.