Um grupo de mulheres da indústria cinematográfica pretende fazer um protesto pela igualdade de gênero durante do atual Festival de Cannes, que começou na última terça-feira (08).
Atrizes como Jane Fonda e Kristen Stewart, além da diretora Ava DuverNay, percorrerão as escadas Palais de Festival em silêncio absoluto na noite deste sábado (12) para participar da pré-estreia do longa Gilrs of the Sun, da diretora Eva Husson, um dos únicos três filmes dirigidos por mulheres a serem selecionados para a competição.
Promovido pelo movimento 50/50 by @020, o protesto visa criticar o fato de que é difícil para uma mulher ascender em sua carreira na indústria do cinema, sendo as escadas uma referência a essa ascensão silenciosa e complicada.
Não é a primeira vez que mulheres da indústria protestam devido a problemas de gênero. Durante o BAFTA e o Globo de Ouro de deste ano, diversas atrizes usaram preto para protestar contra o assédio sexual na indústria.
Os melhores looks do Festival de Cannes 2018 até agora
Além de contar com diversas estreias de filmes bastante esperados e celebridades importantes, o Festival de Cannes este ano será o local de estreia do longa brasileira Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos, durante a mostra Un Certain Regard, a segunda mais importante do evento.