Excelentes

Atuações intensas que vão te marcar para sempre

Verdadeiros shows de atuação

Daniel Day-Lewis em Sangue Negro
Daniel Day-Lewis em Sangue Negro

Nem sempre uma boa atuação precisa de exageros, gritos, choros, ou seja, cenas que chamam a atenção de forma mais óbvia. Quando o assunto é intensidade, a história já é outra.

O intenso vem da dedicação do ator ao seu trabalho e há diversos exemplos disso ao longo da História do Cinema.

Embora os papéis de ator sejam muitas vezes aclamados por sua sutileza, nuance e realismo, no outro extremo do espectro há atuações intensas, agourentas e sinistras que podem deixar sua marca na imaginação dos espectadores.

Uma atuação intensa em um filme pode ser muito eficaz, pode levar uma história a novos patamares e fazer com que o público seja surpreendido, cativado e comovido pela intensidade absoluta do que está sendo retratado na tela.

Confira, abaixo, 7 atuações que vão te marcar – ou já marcaram – para sempre.

Anthony Hopkins como Hannibal Lecter em O Silêncio dos Inocentes.
Anthony Hopkins como Hannibal Lecter em O Silêncio dos Inocentes.

Anthony Hopkins em O Silêncio dos Inocentes

Anthony Hopkins ganhou o Oscar de Melhor Ator por sua interpretação do Dr. Hannibal Lecter em O Silêncio dos Inocentes, uma atuação tão intensa que muitos não perceberam que Hopkins esteve na tela por apenas dezesseis minutos.

O Silêncio dos Inocentes está disponível no Prime Video.

Heath Ledger em O Cavaleiro das Trevas.
Heath Ledger em O Cavaleiro das Trevas.

Heath Ledger como Coringa

O Coringa é o maior vilão do Batman de todos os tempos e a atuação de Heath Ledger como o personagem em O Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan, foi a melhor representação na tela do palhaço mais assustador de Gotham City.

Infelizmente, Ledger morreu antes do lançamento de O Cavaleiro das Trevas e recebeu postumamente o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. O desempenho de Ledger foi um triunfo intenso que tirou o personagem de suas origens nos quadrinhos e o colocou em um contexto realista, convincente e terrível.

Batman: O Cavaleiro das Trevas está disponível no HBO Max.

Natalie Portman em Cisne Negro
Natalie Portman em Cisne Negro

Natalie Portman em Cisne Negro

As identidades mutáveis e a complexidade psicológica de Natalie Portman em Cisne Negro, de Darren Aronofsky, resultaram em um desempenho extremamente dramático, intenso e apaixonado, o que fez com que essa atuação definisse a carreira de Portman.

Perturbadoramente assustador e, ao mesmo tempo, cativante, o desempenho de Portman como uma bailarina quieta, tímida, perfeccionista e que lentamente caiu na loucura, foi um tour-de-force.

Cisne Negro está disponível no Star+.

Ellen Burstyn
Ellen Burstyn

Ellen Burstyn em Réquiem para um Sonho

Sara Goldfarb é viúva obcecada por televisão em Requiem For a Dream. Tudo começou como uma mãe cega para o vício em heroína do filho e logo se transformou em sua própria história intensa e angustiante de dependência. O desempenho excepcional de Ellen Burstyn como uma mulher condenada ao abuso de drogas após uma prescrição de anfetaminas foi uma história deprimente que, infelizmente, pareceu muito real.

Réquiem Para um Sonho está disponível no Prime Video.

Joe Pesci em Os Bons Companheiros
Joe Pesci em Os Bons Companheiros

Joe Pesci em Os Bons Companheiros

Talvez o exemplo mais icônico de intensidade em todo o cinema, Joe Pesci como Tommy DeVito em Goodfellas tinha o poder de transformar cenas leves e cômicas em momentos de pura intensidade assustadora em apenas alguns segundos.

O principal exemplo disso é o momento “funny how”, em que Pesci intimidou o personagem de Ray Liotta, Henry Hill, em uma cena que destacou o poder do mafioso e a velocidade com que um momento de riso pode se tornar tenso e desconfortável.

O poder dessa cena não se deve tanto ao que Pesci disse, mas à maneira intensa, intimidadora e assustadoramente ameaçadora com que Pesci proferiu suas falas.

Os Bons Companheiros está disponível no HBO Max.

Daniel Day-Lewis em Sangue Negro
Daniel Day-Lewis em Sangue Negro

Daniel Day-Lewis em Sangue Negro

Daniel Day-Lewis levou o método de atuação ao extremo ao interpretar o sociopata Daniel Plainview em Sangue Negro, de Paul Thomas Anderson. Sempre um ator de grande comprometimento e intensidade, Day-Lewis esculpiu o personagem de Plainview, um homem do petróleo em busca de riquezas, com intensa pesquisa sobre a vida e o trabalho do magnata do petróleo Edward Doheny, em quem o personagem foi parcialmente baseado.

A voz estrondosa de Day-Lewis e o conhecimento especializado de seu personagem resultaram em uma obra de arte surpreendente, que penetrou no âmago da ganância americana e se tornou uma das atuações mais intensas e memoráveis de todo o cinema.

Jack Nicholson em O Iluminado
Jack Nicholson em O Iluminado

Jack Nicholson em O Iluminado

O Iluminado, de Stanley Kubrick, é um intenso filme de terror que mostra Jack Nicholson perder a cabeça no assombrado Hotel Overlook. Nicholson trouxe uma energia maníaca ao seu personagem que fez com que o público soubesse desde o início que algo não estava certo com ele. No momento em que Nicholson empunha um machado e caça a própria família em uma fúria assassina, a atuação é tão exagerada em intensidade que somente um ator com a habilidade de Nicholson poderia evitar que parecesse uma paródia. Uma aula magistral de intensidade, ninguém poderia ter interpretado Jack Torrence como Nicholson.

O Iluminado está disponível no HBO Max.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.