Opinião

Barbenheimer é uma vitória para o cinema, diz Francis Ford Coppola

Diretor icônico comenta o fenômeno de bilheteria que Barbie e Oppenheimer se tornaram

Barbie e Oppenheimer
Barbie e Oppenheimer

Francis Ford Coppola, diretor de clássicos como Apocalypse Now e da trilogia O Poderoso Chefão, se mostrou impressionado com o fenômeno de bilheteria Barbenheimer – junção de Barbie e Oppenheimer, ambos lançados no mesmo dia.

Em seus stories no Instagram, o cineasta disse que Barbenheimer representa uma grande vitória para o cinema:

“Ainda não vi [Barbie e Oppenheimer], mas o fato de que as pessoas estão lotando os cinemas para vê-los e que não são sequências nem prelúdios, não tem nenhum número associado a eles, isso significa que são filmes únicos e é uma vitória para o cinema”, afirmou Coppola.

Em outro post, Coppola escreveu: “Meu palpite é que estamos à beira de uma era de ouro. Cinema maravilhoso e esclarecedor visto em grandes salas”.

Enquanto aprecia Barbenheimer, no início do ano passado Coppola chegou a criticar os filmes da Marvel, afirmando que são apenas uma fórmula que sempre se repete.

“Uma vez tinha os filmes de estúdio. Agora, temos os filmes da Marvel. O que é um filme da Marvel? Um filme da Marvel é um protótipo de filme que é feito várias vezes para parecer diferente”, declarou o cineasta.

Barbenheimer

Barbenheimer

“Uma boneca que vive na Barbielândia é expulsa por não ser perfeita o suficiente e parte em uma aventura no mundo real”, diz a sinopse de Barbie.

Além de Margot Robbie, o elenco conta com Ryan Gosling (La La Land) e Simu Liu (Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis) como duas versões do Ken; Will Ferrell como o CEO da companhia de brinquedos; e ainda America Ferrera (Ugly Betty), Kate McKinnon (Caça-Fantasmas), Alexandra Shipp (X-Men: Apocalipse) e Emma Mackey (Sex Education).

O live-action de Barbie tem direção de Greta Gerwig, de Adoráveis Mulheres. Ela também escreveu o roteiro ao lado de Noah Baumbach, de História de um Casamento.

Escrito e dirigido por Christopher Nolan, Oppenheimer é baseado na obra “American Prometheus”, de Kai Bird e Martin J. Sherwin, e acompanha o físico J. Robert Oppenheimer na criação da bomba nuclear, que devastou as cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, durante a Segunda Guerra Mundial. Oppenheimer foi o diretor do Projeto Manhattan, desenvolvido pelos Estados Unidos para a criação da arma nuclear.

Cillian Murphy (Peaky Blinders) interpreta o físico. O elenco também conta com Emily Blunt, Robert Downey Jr., Matt Damon, Rami Malek, entre outros grandes nomes.

Sair da versão mobile