Polêmica

Barbenheimer gera críticas no Japão e Warner pede desculpas

Marketing da Warner gera conflito entre filiais

Barbenheimer
Barbenheimer

A Warner Bros. nos Estados Unidos emitiu um pedido de desculpas público sobre a atividade nas redes sociais relacionada ao meme “Barbenheimer”, que causou grande ofensa no Japão. Barbenheimer diz respeito ao lançamento de Oppenheimer e Barbie no mesmo dia.

“A Warner Brothers lamenta sua recente participação insensível nas redes sociais. O estúdio oferece um sincero pedido de desculpas”, disse a empresa em comunicado (via Variety).

Essa ação segue a crítica recebida pela Warner de membros do público no Japão, o início de uma petição online contra o estúdio e uma medida tomada pela divisão de distribuição da Warner no Japão.

Na segunda-feira, a Warner Bros. Japan publicou um comunicado em sua conta oficial em japonês do Twitter da Barbie, criticando o departamento dos EUA do estúdio por alimentar o hype em torno de “Barbenheimer” nas redes sociais.

A conta oficial da Barbie nos EUA interagiu positivamente com algumas postagens de fãs sobre “Barbenheimer”.

Oppenheimer ainda não foi lançado no Japão e ainda não tem uma data definida.

Enquanto o filme debate a questão de se os bombardeios de fato salvaram vidas e trouxeram paz internacional, esse último conflito destaca a sensibilidade contínua do debate sobre armas nucleares no Japão.

Segundo estimativas, até 250.000 pessoas foram mortas pelas duas bombas atômicas lançadas pelos EUA em Hiroshima e Nagasaki em 1945.

“Achamos extremamente lamentável que a conta oficial da sede americana do filme Barbie tenha reagido às postagens nas redes sociais dos fãs de ‘Barbenheimer'”, escreveu a Warner Bros. japonesa em um comunicado publicado no perfil japonês do Twitter de Barbie.

“Levamos essa situação muito a sério. Estamos pedindo à sede nos EUA que tome as medidas apropriadas. Pedimos desculpas às pessoas que se sentiram ofendidas por essa série de reações insensíveis”.

Pôster de fã gerou polêmica

Em resposta a um pôster de arte de fã de Barbenheimer, que mostra a personagem Barbie sentada nos ombros de J. Robert Oppenheimer em frente a uma nuvem atômica, a conta oficial de Barbie nos EUA escreveu:

“Vai ser um verão para lembrar”. O Twitter, agora chamado X, adicionou uma nota da comunidade à postagem explicando o contexto histórico da imagem da nuvem atômica.

Tanto Barbie, quanto Oppenheimer, estão em exibição nos cinemas. Ambos quebraram recordes, levando inúmeros espectadores aos cinemas.

Sair da versão mobile