Censura

Barbie é banido no Kuwait e acusado de "promover a homossexualidade" no Líbano

Filme sobre a boneca, no entanto, estará liberado para ser lançado em dois países do Oriente Médio

Margot Robbie e Ryan Reynolds em Barbie
Margot Robbie e Ryan Reynolds em Barbie

O filme Barbie – que ultrapassou US$ 1 bilhão de bilheteria em menos de três semanas – foi banido no Kuwait e está a caminho de ser banido também no Líbano.

O Kuwait é um dos países mais rigorosos quando se trata de censura de filmes. Relatórios locais afirmam que o presidente do comitê de censura de filmes, Lafi Al-Subaie, acusou o filme da boneca de “transmitir ideias que encorajam um comportamento inaceitável e distorcem os valores da sociedade”.

Já no Líbano, o Ministro da Cultura, Mohammad Mortada, disse que Barbie “promove a homossexualidade” e “contradiz valores de fé e moralidade”, diminuindo a importância da unidade familiar.

Após os comentários de Mortal, o órgão do governo que supervisiona a censura de filmes, segundo a Reuters (via The Hollywood Reporter), foi solicitado a revisar o filme e dar sua recomendação, mas a expectativa é de que Barbie seja mesmo banido.

Embora Barbie esteja impedido de chegar às telas no Líbano e no Kuwait, o filme está programado para ser lançado nos dois maiores mercados do Oriente Médio, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

Após várias semanas de espera e especulações de que ele deveria se juntar à lista de grandes filmes banidos, foi anunciado no início desta semana que seria lançado nestes mercados em 10 de agosto. No entanto, ainda não está claro se cortes foram solicitados pelo órgão que controla a censura.

Margot Robbie e Ryan Gosling em Barbie.

Mais sobre Barbie

“Uma boneca que vive na Barbielândia é expulsa por não ser perfeita o suficiente e parte em uma aventura no mundo real”, diz a sinopse.

Além de Margot Robbie como Barbie, o elenco conta com Ryan Gosling (La La Land) e Simu Liu (Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis) como duas versões do Ken; Will Ferrell como o CEO da companhia de brinquedos; e ainda America Ferrera (Ugly Betty), Kate McKinnon (Caça-Fantasmas), Alexandra Shipp (X-Men: Apocalipse) e Emma Mackey (Sex Education).

O live-action de Barbie tem direção de Greta Gerwig, de Adoráveis Mulheres. Ela também escreveu o roteiro ao lado de Noah Baumbach, de História de um Casamento.

Barbie está em exibição nos cinemas.

Sair da versão mobile