Filmes

Barbie será exibido nas Filipinas, mas pode ter mapa polêmico borrado

Filme continua banido no Vietnã

Barbie foi autorizado a ter um lançamento comercial nas Filipinas após uma análise pelos censores de cinema do país. No entanto, a cena que mostra o mapa controverso pode ter que ser borrada.

Na semana passada, o filme foi banido no Vietnã devido à inclusão de uma cena com um mapa alegadamente mostrando a “linha de nove traços”, pela qual a China reivindica quase todo o Mar do Sul da China como seu próprio território.

O Vietnã afirma que as reivindicações da China violam sua soberania e que filmes e programas de TV não devem mostrar o mapa ilegal. Na segunda-feira (10), o Vietnã proibiu a série chinesa “Flight to You” por mostrar o mapa em vários episódios.

Em 4 de julho, a Junta de Análise e Classificação de Filmes e Televisão (MTRCB) das Filipinas declarou que iria analisar o filme Barbie, observando preocupações semelhantes.

A distribuidora Warner Bros. negou que o mapa mostrado no filme representasse a controversa “linha de nove traços”. Um porta-voz do Grupo de Filmes da Warner Bros. disse à Variety: “O mapa na Barbielândia é um desenho infantil com giz de cera. Os rabiscos retratam a jornada de faz de conta da Barbie da Barbielândia ao ‘mundo real’. Não foi a intenção fazer qualquer tipo de declaração”.

A declaração do MTRCB está alinhada com esse ponto de vista. “Considerando o contexto em que o mapa caricatural da personagem foi retratado no filme, o Comitê de Análise está convencido de que a cena controversa não representa a ‘linha de nove traços’. Em vez disso, o mapa retrata a rota da jornada imaginária da Barbie para o ‘mundo real’, como parte integrante da história”, afirmou o MTRCB em comunicado.

Em uma carta enviada ao senador filipino Francis Tolentino, divulgada pela mídia local, acrescentou-se: “O Conselho acredita que, considerando tudo, não há base para banir o filme Barbie, já que não há representação clara ou explícita da linha de nove traços no filme em questão”.

O MTRCB afirmou que o filme “passou por duas análises meticulosas”. Uma delas envolveu o Departamento de Assuntos Exteriores e o Escritório do Solicitador-Geral.

O mapa polêmico de Barbie

Mais sobre Barbie

“Uma boneca que vive na Barbielândia é expulsa por não ser perfeita o suficiente e parte em uma aventura no mundo real”, diz a sinopse.

Além de Margot Robbie, o elenco conta com Ryan Gosling (La La Land) e Simu Liu (Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis) como duas versões do Ken; Will Ferrell como o CEO da companhia de brinquedos; e ainda America Ferrera (Ugly Betty), Kate McKinnon (Caça-Fantasmas), Alexandra Shipp (X-Men: Apocalipse) e Emma Mackey (Sex Education).

O live-action de Barbie tem direção de Greta Gerwig, de Adoráveis Mulheres. Ela também escreveu o roteiro ao lado de Noah Baumbach, de História de um Casamento.

O primeiro trailer de Barbie quase quebrou a internet e o filme vem cercado de expectativas.

Barbie estreia em 20 de julho no Brasil.

Sair da versão mobile