Muito tensas

Cenas de filmes que deixaram os atores aterrorizados

7 sequências em filmes - de terror ou não - que deixaram o elenco com medo de verdade

Anthony Perkins como Norman Bates em Psicose
Anthony Perkins como Norman Bates em Psicose

É a magia do Cinema, seja por meio da montagem, direção, ou qualquer outro aspecto, que garante a atmosfera de uma sequência e do filme como um todo. No entanto, mesmo nos bastidores, há cenas que deixam o elenco e equipe aterrorizados.

Algumas vezes é porque os astros são mantidos ignorantes ao que vai acontecer. Isso pode ocasionar em reações genuínas de medo ou surpresa.

Em outros casos, as atuações de seus colegas são tão impactantes, que extraem terror verdadeiro dos atores. Vemos um caso disso abaixo.

Dito isso, confira 7 cenas de filmes que deixaram atores aterrorizados de verdade.

Cena de Alien

Nascimento do xenomorfo em Alien

Na cena mais chocante de Alien, vemos um dos membros da tripulação da Nostromo “dando à luz” uma criatura alienígena de seu peito na mesa de jantar. O diretor Ridley Scott provocou a reação que queria simplesmente não contando a seu elenco o que iria acontecer.

O diretor de arte de Alien, Roger Christian, detalhou (via Looper) como, enquanto o resto do elenco era mantido afastado do set, o diretor Ridley Scott fez a equipe de produção colocar o ator John Hurt (que interpreta o oficial executivo Thomas Kane no filme) sob um corpo falso colocado na mesa, com apenas sua cabeça e braços expostos.

Embaixo, a equipe de efeitos especiais trabalhava uma bomba de sangue e uma cabeça de fantoche alienígena. Sem nenhum outro conhecimento além de uma nota de roteiro de que algo “emerge” durante a cena, Sigourney Weaver, Yaphet Kotto, Veronica Cartwright, Tom Skerritt, Harry Dean Stanton e Ian Holm reagem com intensa autenticidade enquanto um bebê xenomorfo rasga o tórax de Kane, esguichando sangue falso sobre o rosto de Cartwright.

A atriz recuou e desmaiou pelo choque da brincadeira. Ela se recuperou e terminou a cena, mas ela e os rostos atordoados de seus colegas de elenco viverão para sempre na tela grande como um testemunho do poder de um susto bem executado.

Alien: O Oitavo Passageiro está disponível no Star+.

Bill Skarsgård interpretou Pennywise em It: A Coisa

Cenas de Bill Hader com Pennywise em It: Capítulo Dois

Bill Hader, que interpretou a versão adulta de Richie Tozier, se assustou com Bill Skarsgård vestido como Pennywise em It: Capítulo 2.

Como Hader esclareceu durante um episódio de Conan, ele ficou tão assustado com o olho de Skarsgård se movendo independentemente, que ele fugiu e as imagens de seu tormento imediatamente se tornaram virais e se transformaram em um meme popular por semanas. Hader admitiu durante a turnê de imprensa que ele tem dificuldade em “atuar” com medo, frequentemente sorrindo ou rindo como um mecanismo de defesa.

It: A Coisa e It: Capítulo 2 estão no Max.

O Exorcista

Vômito em O Exorcista

O astro de O Exorcista que interpreta o Padre Karras, um jovem padre que concorda em ajudar uma jovem que parece estar possuída por uma entidade demoníaca, foi pego de surpresa durante uma das cenas mais angustiantes do filme.

É um momento icônico quando Linda Blair como Regan vomita em Karras, que está tentando realizar um exorcismo na garota jovem. Eles usaram um tubo de plástico discretamente fixado no queixo da garota para o vômito (que era feito de sopa de ervilhas), mas na verdade falhou. O acidente fez com que a mistura atingisse Miller bem no rosto e na boca — e ele ficou genuinamente enojado com o erro. Ele realmente tossia e limpava o vômito de si mesmo no rescaldo — assim, eles só precisaram de uma tomada para conseguir a cena.

O Exorcista está disponível no Max.

Psicose

Janet Leigh ficou com medo de tomar banho após Psicose

Psicose, de Alfred Hitchcock, é um daqueles filmes que realmente mudaram o cinema para sempre. Ele não apenas solidificou o status lendário da então consagrada atriz Janet Leigh, como também fez o impensável: matou-a nos primeiros 47 minutos.

Na época, era realmente impensável matar uma de suas artistas mais famosas tão rapidamente.

Depois de se ver sendo assassinada no chuveiro, ela raramente tomava banho de chuveiro novamente, a menos que fosse absolutamente necessário. Em uma entrevista ao New York Times em 1996, 35 anos após o lançamento original de Psicose, ela admitiu: “Parei de tomar banho de chuveiro e apenas tomo banho de banheira”. Ou seja, a menos que ela esteja hospedada em algum lugar que tenha apenas um chuveiro, como a casa de um amigo ou um hotel.

Então, como ela faz para contornar a situação nesse caso? “Eu me certifico de que as portas e janelas da casa estejam trancadas e deixo a porta do banheiro aberta e a cortina do chuveiro aberta. Estou sempre de frente para a porta, observando, não importa onde esteja o chuveiro”.

Psicose está disponível no Telecine.

O Silêncio dos Inocentes

Jodie Foster tinha medo de Anthony Hopkins em O Silêncio dos Inocentes

Jodie Foster, disse à Vanity Fair que não teve a oportunidade de conhecer Anthony Hopkins adequadamente antes do início da produção e que ficou “simplesmente petrificada” durante a primeira leitura que fizeram juntos. Hopkins teve que ficar trancado atrás da parede de vidro da cela de Hannibal Lecter no início das filmagens de cada uma de suas cenas, criando uma barreira física entre os atores que foi reforçada pelo pouco tempo que passaram juntos fora do set.

Foster tinha tanto medo de Hopkins que o evitava completamente, exceto quando tinham de estar na mesma sala para filmar suas cenas. Foi somente no último dia de filmagem que Foster finalmente admitiu para seu colega: “Eu estava com muito medo de você! – ao que Hopkins respondeu: “Eu estava com medo de você!”.

O Silêncio dos Inocentes está disponível no Prime Video.

Pânico

As ligações em Pânico

Pânico se tornou ainda mais amado nos anos desde que o filme de terror metalinguístico de Wes Craven foi lançado em 1996, reavivando o gênero para uma nova geração.

Um dos elementos mais famosos do filme são as ligações feitas por Ghostface para suas vítimas, que temos um gostinho logo no início quando Casey Becker de Drew Barrymore encontra seu fim surpreendentemente cedo no filme. A performance de Roger Jackson como a voz do assassino conseguiu assustar genuinamente os atores durante a produção.

A produtora Marianne Maddalena explicou (via THR) que eles esconderam Jackson e realmente fizeram as ligações no set. “Tínhamos salas separadas. Ele nunca estava por perto. Ele nunca estava no catering. Ele estava absolutamente incógnito. Isso assustou os atores e Wes conseguiu obter melhores performances deles,” explicou Maddalena. “É completamente diferente de uma supervisora de roteiro lendo as falas. Ele tem uma voz incrível, mas não sei o quão ameaçador ele seria pessoalmente, sabe?”.

Pânico está disponível no Telecine e no Paramount+.

Gene Wilder interpretou Willy Wonka no filme original

Willy Wonka maluco em A Fantástica Fábrica de Chocolate

Se você ligar A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971) no momento certo, pode achar que está vendo um terror experimental psicodélico dos anos 70. Todos nós conhecemos a cena de pesadelo em questão – o barco de Wonka flutua pelo rio de chocolate e entra em um túnel onde os portadores do ingresso dourado experimentam seu primeiro surto de ácido. A escuridão total se rompe quando cores aleatórias começam a piscar, videoclipes subliminares projetam qualquer coisa, desde insetos rastejando sobre os rostos até galinhas decapitadas, e a atuação perturbada de Gene Wilder como Wonka vai de um canto sinistro a gritos entusiasmados diretamente para seus passageiros.

Graças ao diretor Mel Stuart, é possível ver o terror estampado nos rostos de crianças e adultos na cena. Ele não disse a nenhum dos atores como Wilder se comportaria para essa sequência específica, o que levou alguns dos atores mais jovens, como Denise Nickerson (também conhecida como Violet Beauregarde), a acreditar que Wilder estava sofrendo um colapso psicótico.

A Fantástica Fábrica de Chocolate está disponível no Max.

Sair da versão mobile