Inusitado

ChatGPT deleta voz de IA parecida com a de Scarlett Johansson

Voz gerou comparações ao filme Ela

Scarlett Johansson
Scarlett Johansson

Após muitas pessoas perceberem que uma das vozes do ChatGPT, da OpenAI, soava muito parecida com a de Scarlett Johansson no filme Ela, de Spike Jonze, de 2013, a empresa optou por suspender a voz de IA.

A voz semelhante à de Johansson, chamada Sky, fazia parte do lançamento do GPT-4o da OpenAI, que foi lançado na semana passada.

O chatbot de IA atualizado pode responder a perguntas verbais dos usuários para simular uma conversa em tempo real. A conexão com Ela foi explicitamente mencionada pelo CEO da OpenAI, Sam Altman, que após o evento compartilhou no X um post de uma palavra: “Ela”.

Em uma declaração divulgada na segunda-feira (via Variety), a empresa disse: “Acreditamos que as vozes de IA não devem imitar deliberadamente a voz distinta de uma celebridade — a voz de Sky não é uma imitação de Scarlett Johansson, mas pertence a uma atriz profissional diferente usando sua própria voz natural.”

A OpenAI afirmou: “Para proteger sua privacidade, não podemos compartilhar os nomes de nossos talentos vocais.”

“Recebemos perguntas sobre como escolhemos as vozes no ChatGPT, especialmente Sky”, disse a OpenAI. “Estamos trabalhando para pausar o uso de Sky enquanto abordamos essas questões.”

A voz semelhante à de Johansson no ChatGPT foi motivo de piada às custas de seu marido, Colin Jost, no Saturday Night Live deste fim de semana.

A piada foi escrita pelo co-apresentador do segmento Weekend Update de Jost, Michael Che, para o segmento anual de troca de piadas, no qual o objetivo é pregar peças um no outro com piadas constrangedoras.

“O ChatGPT lançou um novo recurso de assistente de voz inspirado na personagem de IA de Scarlett Johansson em Ela, que eu nunca me dei ao trabalho de assistir porque sem aquele corpo, qual é o sentido de ouvir?”

Jost leu de um cartão de sugestões antes de dissolver-se em risadas embaraçadas.

Sair da versão mobile