Mais do que você gosta.

Publicidade

Censura

China esnoba diretora da Marvel após vitória no Oscar

Chloé Zhao ganhou o prêmio por dirigir Nomadland

Publicado por Guilherme Coral

26/04/2021 11:00

Nomadland e sua diretora, Chloé Zhao, foram os grandes ganhadores no Oscar 2021. Apesar disso, a China não reconheceu a vitória da diretora que nasceu na capital chinesa, Pequim.

Nas horas posteriores à vitória de Zhao, nenhum grande veículo de comunicação chinês escreveu matéria sobre ela ter ganhado o Oscar. A diretora de Os Eternos, da Marvel, basicamente foi ignorada pelos jornais de seu próprio país de origem.

Continua depois da publicidade

Uma das poucas exceções foi o site 163, não ligado ao Estado chinês. Ele usou a notícia para promover uma visão geopolítica de grave importância. No artigo em duas linhas, foi dito que Chloé Zhao foi a segunda diretora chinesa a ganhar o Oscar de Melhor Diretor, após Ang Lee.

Ang Lee nasceu e cresceu no Sul do Taiwan. Ele, portanto, não é chinês. Pequin, no entanto, encara Taiwan como um território renegado da China e busca reintegrar o território democrático ao país.

Essa censura do governo chinês em relação à vitória de Chloé Zhao, no entanto, não foi tão rígida, visto que nas redes sociais Wechat e Weibo foram permitidas publicações e vídeos sobre a vitória da diretora de Nomadland.

A ausência de notícias sobre a diretora na China ocorreu em razão dela já ter criticado o país no passado.

Diretora fez História

Chloé Zhao fez História no Oscar 2021. Ela foi a primeira diretora não-branca a ter sido indicada para a categoria de Melhor Diretor e agora e chegou a levar o grande prêmio para casa por Nomadland, fazendo História duas vezes. Mas há mais uma coisa que pode ser dita sobre ela.

A diretora é responsável por Os Eternos, da Marvel. Com sua vitória no Oscar, ela se torna a primeira diretora (incluindo homens) oscarizada na categoria a dirigir um filme do estúdio.

Taika Waititi, de Thor: Ragnarok, chegou a ganhar o prêmio de Melhor Roteiro por Jojo Rabbit, mas ele não tem a estatueta de Melhor Diretor.

Não bastasse isso, Chloé Zhao é a segunda diretora a ter ganhado esse prêmio no Oscar. Ela foi precedida apenas por Kathryn Bigelow, que ganhou por Guerra ao Terror.

Agora, os fãs de Os Eternos podem dizer que o filme é dirigido por uma ganhadora do Oscar.

Os Eternos deve chegar em novembro de 2021 nos cinemas.

Publicidade