Christopher Nolan já trabalhou com Al Pacino em Insônia e reprisa sua parceria com Cillian Murphy em Oppenheimer. O diretor apontou que os dois atores compartilham algo especial.
“Oppenheimer explora como o brilhantismo, a arrogância e o impulso implacável de um homem mudaram a natureza da guerra para sempre, levando à morte centenas de milhares de pessoas e desencadeando histeria em massa”, diz a sinopse oficial de Oppenheimer.
No novo filme de Christopher Nolan, o protagonista titular é interpretado por Cillian Murphy (Peaky Blinders). Emily Blunt (O Diabo Veste Prada), Matt Damon (Perdido em Marte), Florence Pugh (Viúva Negra) e Robert Downey Jr. (Homem de Ferro) também estão no filme.
Revelamos abaixo o que Christopher Nolan percebeu em comum entre Cillian Murphy e Al Pacino.
O que Oppenheimer fez após criar a bomba atômica
Conforme recordou Nolan em uma entrevista ao Los Angeles Times, Al Pacino fez escolhas de atuação em Insônia que Nolan não conseguia perceber sem vê-las na tela.
Em resposta a um ajuste sugerido por Nolan, Pacino lhe disse: “Eu já fiz isso. Você não consegue ver a olho nu, mas eu fiz”.
O diretor tem aversão ao uso de monitores no set e, portanto, teve que esperar para revisar as filmagens no final do dia.
“Eu procurei e fiquei tipo: ‘Meu Deus’, porque lá estava”, maravilhou-se Nolan. “Grandes atores de cinema podem fazer isso, e foi o que aconteceu com Cillian Murphy”.
Durante a pós-produção de Oppenheimer, o diretor ficou impressionado com a totalidade do trabalho de seu colaborador de longa data, compartilhando:
“A atuação se tornou envolvente quando percebi que Cillian estava fazendo muito mais do que eu vi no set”.
Christopher Nolan evita ter monitores em seus sets, mesmo que isso o ajudaria a ver melhor o efeito completo das performances de seus atores.
O diretor acredita que eles afetam negativamente o posicionamento de uma cena e prefere compor uma cena com base na geografia real dos atores e cenários, parecendo sentir que ver e posicionar cenas em uma tela leva a uma tradução bidimensional da realidade que estão tentando capturar.
Oppenheimer está em exibição nos cinemas.