Detalhes

Coisas que você só percebe em Barbie após ver pela 2ª vez

Filme com Margot Robbie vale ser assistido mais de uma vez

Margot Robbie em Barbie
Margot Robbie em Barbie

Barbie continua atraindo legiões aos cinemas e recentemente ultrapassou a marca de US$ 1 bilhão. No entanto, assistir o filme apenas uma vez significa que você vai acabar perdendo alguns detalhes. Vamos mergulhar em alguns deles.

“Uma boneca que vive na Barbielândia é expulsa por não ser perfeita o suficiente e parte em uma aventura no mundo real”, diz a sinopse.

Além de Margot Robbie como Barbie, o elenco conta com Ryan Gosling (La La Land) e Simu Liu (Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis) como duas versões do Ken; Will Ferrell como o CEO da companhia de brinquedos; e ainda America Ferrera (Ugly Betty), Kate McKinnon (Caça-Fantasmas), Alexandra Shipp (X-Men: Apocalipse) e Emma Mackey (Sex Education).

O live-action de Barbie tem direção de Greta Gerwig, de Adoráveis Mulheres. Ela também escreveu o roteiro ao lado de Noah Baumbach, de História de um Casamento.

Confira, abaixo, 7 coisas que a maioria das pessoas só vai perceber em Barbie depois de reassistir o filme. (via Looper)

Ruth em Barbie

A verdadeira identidade de Ruth

No final do filme, é explicado que a misteriosa mulher idosa que Rhea Perlman interpreta é, na verdade, Ruth Handler – a co-fundadora da Mattel na vida real e a criadora da boneca Barbie.

Há uma cena engraçada em que ela faz várias piadas autorreferenciais sobre vários fatos reais sobre a verdadeira Ruth Handler, incluindo os problemas de evasão fiscal de Handler no final dos anos 1970.

Quando conhecemos a mulher pela primeira vez, ela está em um ambiente que se parece com uma cozinha dos anos 1950, localizada atrás de uma porta sem muitos detalhes na sede da Mattel. Barbie tem uma breve interação com ela antes de escapar por uma porta próxima, e não vemos a mulher novamente até o final do filme.

No entanto, uma vez que você sabe que ela deveria ser a Ruth, é muito mais fácil perceber as várias dicas que indicam quem ela é – como o fato de ela parecer estar cortando e arrumando tecido na mesa como se estivesse projetando roupas de boneca, e o padrão de tecido xadrez rosa de sua toalha de mesa que espelha um icônico vestido da Barbie (e um que a Barbie do filme usou antes).

Ruth também nunca pergunta a Barbie quem ela é e já parece estar familiarizada com ela, falando com Barbie com o mesmo afeto e familiaridade que uma mãe ou avó teriam.

Barbie

Leite estragado

No segundo dia em que vemos Barbie seguir sua rotina matinal na Barbielândia, tudo está errado. Ela queima seu waffle, a água do chuveiro (invisível) está fria, e ela cai na rua do telhado de sua casa dos sonhos em vez de flutuar suavemente até o chão.

Também há o problema de sua bebida do café da manhã, que – mesmo sendo imaginária – aparentemente estragou, algo que Barbie não percebe até dar o primeiro gole..

Neste ponto, ela pega a caixa de leite e vê que a palavra “Estragado!” está claramente impressa na frente, em letras vermelhas. A caixa já dizia isso antes mesmo de ela pegá-la, derramar e tomar o primeiro gole.

Ryan Gosling como Ken no filme Barbie

Coisas do Ken na casa da Barbie

Quando os Kens assumem o controle da Barbielândia e o transformam em Kendom, a mudança mais drástica que vemos é a da casa dos sonhos da Barbie. Ela foi usurpada pelo Ken da Praia (Gosling).

Ken a transformou no que ele percebe como o máximo em casa de solteiro, com base no que ele aprendeu sobre ser um homem no mundo real, o que se resume a muita decoração de cowboy e cavalo.

No final do filme, quando as Barbies recuperam a Barbielândia, elas não o restauraram completamente ao seu estado anterior. Em vez disso, elas permitiram que os Kens tivessem mais presença, equilibrando um pouco mais as coisas do que estavam em qualquer uma das duas iterações anteriores do mundo.

Para enfatizar esse ponto, um detalhe fácil de perder é que a placa de saloon do Ken ainda está pendurada na porta da casa dos sonhos da Barbie, indicando que agora há um lugar para ele lá e que ele é sempre bem-vindo.

Ryan Gosling e Margot Robbie em Barbie

Piadas de fundo

Há muita coisa acontecendo em Barbie, apenas em termos do que a audiência deve estar focando.

A atenção aos detalhes no filme, especialmente nas cenas da Barbielândia, é simplesmente impressionante, e isso reflete o carinho evidente de Greta Gerwig e sua equipe por esses personagens, seu mundo e sua história.

Todos que viram esse filme sabiam que teriam que estar atentos o tempo todo para pegar os easter eggs voando pela tela.Mas não há como alguém pegar tudo na primeira vez. Coisas que podem passar batidas são o cinema na Barbielândia mostrando O Mágico de Oz – um filme referenciado várias vezes ao longo do filme – a loja Barbiedales, o aeroporto BAX, o prédio da Warner Bros. Discovery que pode ser visto perto da sede da Mattel no mundo real.

Kate McKinnon como a Barbie Estranha

Birkenstocks

A Barbie estranha de Kate McKinnon rouba a cena em que ela aparece apenas com sua atuação, mas a personagem também está presente em vários dos momentos mais cruciais do filme.

O primeiro envolve a Barbie procurando conselhos quando começa a enfrentar sua crise existencial. A Barbie estranha explica a ela que quem está brincando com ela no mundo real está claramente passando por algo sombrio e pesado, e assim Barbie precisa ir e encontrá-la para consertar as coisas.

Bem, ela dá a Barbie estereotipada uma escolha – ou ela vai lá e resolve, ou finge que tudo está bem e espera que seus problemas desapareçam.

Essa escolha é apresentada a ela em uma homenagem hilária à cena da pílula vermelha versus pílula azul de Matrix, apenas as opções, neste caso, são representadas por um sapato de salto rosa ou uma sandália Birkenstock.

Na primeira visualização, parece apenas uma maneira engraçada de representar os dois mundos, mas o final dá a isso todo um novo contexto. Quando a Barbie finalmente decide se tornar uma mulher humana e a vemos no mundo real na cena final, ela está usando um par de Birkenstocks – o que significa que a escolha que lhe foi oferecida anteriormente era muito mais literal do que percebemos na época.

Cena de Barbie

Bonecas Bratz

Apenas alguns espectadores especialmente perspicazes notaram inicialmente, mas logo se tornou uma das referências mais comentadas quando Barbie finalmente foi lançado nos cinemas.

A filha de Gloria, Sasha, era um tributo à linha de bonecas Bratz. Criadas, apropriadamente, por um ex-funcionário da Mattel, as bonecas Bratz foram lançadas pela primeira vez em 2001 e eram destinadas a ser bonecas mais jovens, modernas, ousadas e diversas para meninas que viam a Barbie como ultrapassada. E uma delas se chamava Sasha.

Margot Robbie em de Barbie.

Canção de Lizzo

Após a hilária abertura que presta homenagem a 2001: Uma Odisseia no Espaço ao resumir brevemente a história e a criação da boneca Barbie, o filme nos leva à Barbielândia. Essas cenas são acompanhadas por uma música de Lizzo que toca enquanto Barbie segue sua rotina matinal e depois cumprimenta todas as outras Barbies, intercaladas com a narração de Helen Mirren.

Quando Barbie está tendo uma manhã ruim no segundo dia em que a vemos, começa a ficar um pouco mais evidente que as letras na música de Lizzo estão abordando diretamente as coisas que estão acontecendo com Barbie.

De fato, a música estava fazendo isso o tempo todo.

Barbie está em exibição nos cinemas.

Sair da versão mobile