Educativo

Com Luca, Pixar muda como crianças veem pessoas com deficiência

Anos depois de Procurando Nemo, estúdio da Disney apresenta personagem com deficiência

Anos depois da Pixar apresentar personagens portadoras de deficiência em Procurando Nemo (com o personagem titular e Dory), ela introduziu outro personagem que muda a percepção das crianças acerca desse assunto, em Luca.

Na animação, somos apresentados a Massimo Marcovaldo, pai de Giulia. De imediato vemos que ele não tem um dos braços e a forma como isso é retratado no longa-metragem é bastante educativo.

Primeiro porque Luca não faz toda a vida do personagem girar em torno disso. De fato, o filme chega a lidar com essa questão poucas vezes e segue adiante, mostrando que Massimo mantém uma vida normal.

“Vamos além dessas histórias trágicas, desses velhos clichês, onde alguém com deficiência só está em uma história se ela estiver centrada em sua deficiência. E vamos fazer o que temos feito com outras comunidades marginalizadas ao longo dos anos, e simplesmente dizer: ‘Olha, fazemos parte da sociedade'”, disse Jim LeBrecht ao The New York Times. Ele foi consultado pela Pixar para fazer o personagem de Luca.

Luca é educativo

Outro ponto importante é que Massimo não se deixa abalar por isso, ele, inclusive, faz brincadeira na primeira vez que é perguntado no filme sobre o fato de não ter um dos braços. Ele diz que foi devorado por um monstro marinho.

Depois disso, ele explica que nasceu sem o braço e Luca segue em diante, como deveria ser.

Ashley Eakin, escritora e diretora que nasceu com uma diferença de membros, disse à Respect Ability, “representatividade, especialmente para crianças, é tão importante porque às vezes o conteúdo é a primeira vez que eles são apresentados a pessoas com corpos diferentes. Se pudermos familiarizar as diferenças nos filmes e mostrar que uma variedade de personagens pode ter deficiências, teremos uma chance melhor de criar uma sociedade mais inclusiva e receptiva. A representação tem o poder de mudar tudo”.

Luca pode ser assistido no Disney+.

Clique aqui para assinar o Disney+ e assistir às produções da Pixar.

Sair da versão mobile