Crepúsculo é sobre vampiros e lobisomens, embora seja uma versão diferente dos monstros clássicos, e o filme incluía uma indicação de uma criatura mítica mais perigosa do que os vampiros – aqui está o que é.
Em 2005, Stephenie Meyer compartilhou sua visão única de vampiros e lobisomens e como eles iriam coexistir com os humanos no romance Crepúsculo, a primeira parte em uma série de quatro livros.
O cerne da história é o romance frequentemente problemático entre a mortal Bella Swan e o vampiro Edward Cullen, que se deparam com diferentes obstáculos já que seu relacionamento não é bem visto entre vampiros e também entre lobisomens/metamorfos.
Os romances de Crepúsculo foram um grande sucesso, construindo rapidamente uma base de fãs leais que cresceu ainda mais quando os livros saltaram para o cinema.
A saga Crepúsculo foi lançada entre 2008 e 2012, com o romance final, Amanhecer, sendo dividido em dois filmes, e embora eles tenham sido (e ainda sejam) fortemente criticados e zombados, eles tiveram sucesso financeiro e alcançaram seu objetivo de apelar para seus público-alvo, principalmente os fãs dos livros.
Muito foi dito sobre os filmes de Crepúsculo ao longo dos anos, com os espectadores apontando seus muitos defeitos, incluindo um no primeiro filme que menciona uma criatura mítica muito mais perigosa do que os vampiros, mas que é erroneamente referida como um tipo de vampiro.
Em Crepúsculo, quando Bella (Kristen Stewart) começa a suspeitar que há algo não inteiramente humano sobre Edward (Robert Pattinson) e o resto dos Cullens depois que ele a salvou de ser atropelada por um carro com o mínimo de esforço, ela investiga o que ele poderia ser, e dá uma olhada em algumas lendas, especialmente depois que seu amigo Jacob Black (Taylor Lautner) disse a ela o que as lendas Quileute diziam sobre os Cullens e seu “tipo”.
Bella faz o que qualquer outro adolescente com acesso à internet faria e vai a um mecanismo de busca em busca de informações sobre uma criatura que em um livro é mencionada como “O Frio”.
O primeiro resultado é uma criatura chamada “Apotamkin”, e enquanto Crepúsculo os fez parecer vampiros com um nome diferente, eles são na verdade muito mais perigosos.
Perigosa criatura
O Apotamkin (ou Apotampkin) é uma criatura na mitologia nativa americana descrita como um monstro marinho gigante com presas que vive na Baía de Passamaquoddy.
Como a imagem de uma serpente marinha gigante com presas não era assustadora o suficiente, as lendas dizem que essa criatura arrastava pessoas para comê-las e gostava especialmente de crianças descuidadas.
O Apotamkin também tem longos cabelos ruivos e há algumas versões que dizem que ele tomou a forma de uma mulher humana antes de voltar à sua forma natural de serpente.
A lenda do Apotamkin foi usada para incutir medo nas crianças, para que não ousassem entrar em nenhuma área sozinhas. Desde o lançamento de Crepúsculo, tem sido apontado muitas vezes que o filme erroneamente chamou Apotamkin de “vampiro”, e que sua lenda não tem nenhuma relação com vampiros.
A adição de Apotamkin na busca de Bella em Crepúsculo pode ser vista através de diferentes lentes: Meyer tem sido aberta sobre se inspirar em diferentes lendas e mais para construir seus personagens, então o Apotamkin como um “Frio” pode ser visto como um pedaço dessa pesquisa e inspiração, ou pode ser apontado como um erro da equipe, que faltou alguma atenção aos detalhes.
No final, o aparecimento de Apotamkin em Crepúsculo despertou interesse nesta criatura mítica, que é muito mais assustadora e perigosa do que um vampiro, especialmente aqueles no universo de Crepúsculo.
No Brasil, os filmes de Crepúsculo estão agora disponíveis no Amazon Prime Video.