Parte do que torna os livros de Crepúsculo tão atraentes para os fãs são as histórias de amor que existem dentro deles.
Naturalmente, o núcleo dos livros populares detalha a história de amor entre Bella e Edward, mas essa não é a única que existe. Muitos fãs também estavam completamente apaixonados pela história de amor entre Bella e seu melhor amigo, Jacob Black.
Aqueles que leram todos os livros de Crepúsculo sabem que a história de Bella e Jacob termina em um amor enraizado em uma amizade profunda.
No entanto, havia um grande potencial para eles entrarem em um relacionamento romântico também. Embora esteja claro que Edward é a alma gêmea de Bella, é inegável que ela também já ficou apaixonada por Jake.
Claro, Bella nega seus verdadeiros sentimentos por Jacob enquanto ela pode. Só em Eclipse (que é o terceiro livro da Saga Crepúsculo) é que ela finalmente consegue admitir que está apaixonada por seu melhor amigo lobisomem, Jake.
E enquanto Jake insiste que Bella tem simplesmente negado seus sentimentos por ele, Stephenie Meyer, que escreveu os livros de Crepúsculo, oferece aos fãs uma explicação diferente.
A explicação da autora
De acordo com a escritora, Bella simplesmente não reconhece seus sentimentos por Jake imediatamente porque se apaixonar por ele foi uma experiência muito menos intensa do que se apaixonar por Edward.
Em seu site pessoal, a autora compartilhou que Bella só tinha uma referência para se apaixonar e já que aconteceu de forma diferente na segunda vez, ela não reconheceu o que realmente era.
“Bella não se apaixona por Jacob em Eclipse”, Meyer explicou a seus fãs.
“Bella se apaixona por Jacob em Lua Nova. Acho que é fácil entender por que esse fato não ocorreu a ela.”
“Bella se apaixonou apenas uma vez, e foi uma coisa muito repentina, dramática, de tirar o fôlego, de mudar seu mundo, mágica, apaixonada, que consumiu tudo. Você pode culpá-la por não reconhecer um tipo muito mais sutil de se apaixonar?”
Naturalmente, alguns fãs dos livros de Crepúsculo acreditam que, uma vez que Bella também está apaixonada por Jacob, seus sentimentos por Edward diminuíram. No entanto, Meyer não vê dessa forma de maneira alguma.
Na verdade, a autora argumenta que isso apenas aumenta o amor que Bella tem por sua alma gêmea. Já que ela também ama Jacob, Bella teria que sacrificar muito menos para estar com ele, mas ela ainda escolhe uma vida com Edward.
“Esse amor desvaloriza o amor dela por Edward?”, Meyer escreve para seus leitores de Crepúsculo.
“Não para mim. Para mim, isso torna o amor verdadeiro perfeito mais forte. Bella tem outra opção. Ela tem uma muito boa.”
“Uma opção que é mais fácil de muitas maneiras, que não tira nada – como sua família, presente ou futuro – dela. Ela teria amor, amizade e família – um futuro humano invejável. Mas ela escolhe Edward em vez de tudo isso. Isso torna tudo real para mim.”
É certamente interessante descobrir sobre as opiniões de Meyer sobre as histórias de amor de seus personagens. E embora tenhamos certeza de que alguns fãs dos livros de Crepúsculo ainda desejam que Bella tivesse acabado com Jacob, pelo menos ele teve um final feliz, se não completamente heterodoxo.
No Brasil, os filmes de Crepúsculo estão agora disponíveis na Netflix.