David Fincher, renomado diretor, que recentemente lançou O Assassino na Netflix, disse que se recusa a rever Clube da Luta.
O filme de 1999, baseado no romance homônimo do autor Chuck Palahniuk, é algo que você ama ou odeia.
Até mesmo o notável crítico de cinema Roger Ebert sugeriu isso em sua crítica de 2 estrelas, escrevendo que o filme dirigido por Brad Pitt “é um passeio emocionante disfarçado de filosofia – o tipo de passeio em que algumas pessoas vomitam e outras mal podem esperar para entrar novamente”.
Obviamente, o filme continua a ser revisitado até hoje, mas Fincher não tem interesse em assisti-lo novamente, apesar de ser, sem dúvida, seu trabalho mais popular.
Ao falar com a GQ no final de 2023, Fincher revelou que não assiste ao thriller há 20 anos e que não tinha planos de mudar isso.
Quando perguntado se ele tem aversão a assistir seus filmes mais antigos, o diretor deu uma resposta bastante sincera. “É como ver suas fotos da escola primária, ou algo assim. Sim, eu estava lá'”, disse ele.
Clube da Luta se tornou cult
É um tanto irônico que David Fincher não tenha interesse em revisitar Clube da Luta, considerando o quanto ele batalhou para que o filme fosse feito.
Embora o filme tenha ficado no topo de várias listas de melhores dos anos 90, ele não foi um sucesso imediato.
Agora, o projeto é um clássico cult absoluto – mas isso não significa necessariamente que o diretor esteja orgulhoso do legado do filme.
Clube da Luta está disponível na Netflix, HBO Max, Prime Video e Star+.