Filmes

Demolidor aparece em filme do Homem-Aranha e fãs não viram

A trilogia clássica do Homem-Aranha de Sam Raimi pode parecer sugerir que o super-herói de Tobey Maguire é o único em Nova York, mas os filmes realmente conseguem incluir várias referências a outros super-heróis da Marvel – com a dica mais forte levando ao Demolidor original da Marvel.

Praticamente todas as referências são apenas menções a nomes, como quando Peter faz referência ao membro do Quarteto Fantástico, o Coisa, durante sua briga de luta livre e J. Jonah Jameson comenta que o nome Doutor Estranho “já existe” em Homem-Aranha 2.

Em pelo menos um caso, entretanto, os fãs conseguem ver um verdadeiro herói da Marvel… mais ou menos. Pode parecer loucura, mas no primeiro filme do Homem-Aranha, o público realmente teve um vislumbre do Demolidor original.

A cena acontece no início do filme, logo após Peter receber seus poderes de aranha e decidir lucrar com eles lutando contra o cruel Serra Osso por dinheiro.

Enquanto Peter espera sua vez, ele vê uma das vítimas recentes de Serra Osso – um infeliz lutador mascarado em um traje amarelo e vermelho gritando: “Oh Deus, não consigo sentir minhas pernas!”, enquanto ele é carregado em uma maca. Em uma inspeção mais próxima, a máscara do lutador exibe um par de chifres.

Mas na novelização do filme, o escritor de longa data do Homem-Aranha, Peter David, identifica o lutador como o pai de Matt Murdock, Jack Murdock. Nos quadrinhos, Jack é um boxeador do passado que teve que aceitar qualquer emprego apenas para sustentar sua família.

Em um desses trabalhos, ele se vestiu com uma fantasia de “diabo” vermelho, tornando-o o primeiro “Demolidor” no Universo Marvel (e uma das inspirações por trás da identidade fantasiada de Matt posteriormente).

Conexão com Demolidor

Na versão de Raimi, Jack aparentemente teve que aceitar alguns trabalhos de luta livre para ganhar dinheiro para a educação de Matt. Ele também está vestido com uma versão inicial extremamente simples da roupa amarela do Demolidor de Matt.

Embora sua participação especial tenha sido muito breve no filme, a novelização teve uma cena adicional onde Jack é feito refém em um assalto apenas para ser salvo pelo Homem-Aranha. Empolgado, Jack liga para o filho para contar sobre o “homem sem medo” que o salvou.

Curiosamente, como Matt Murdock só adotou sua identidade de Demolidor depois que seu pai foi assassinado, isso significa que Matt se tornou o Demolidor depois que Peter estreou como Homem-Aranha.

A idade de Matt quando seu pai morreu variava nos quadrinhos e série da Netflix, às vezes quando estava na faculdade de direito, outras enquanto Matt era adolescente.

Isso poderia tornar a versão de Raimi de Matt Murdock/Demolidor mais jovem do que Peter Parker, ao contrário das histórias em quadrinhos onde Matt já era um advogado e vigilante estabelecido quando encontrou pela primeira vez um Homem-Aranha do colégio.

Graças a essas participações divertidas, o público pode especular sobre as incríveis aventuras que o Homem-Aranha teve entre seus filmes – com versões totalmente novas do Quarteto Fantástico, Doutor Estranho e Demolidor.

Com os rumores dos filmes de Raimi sendo referenciados em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, de Sam Raimi, talvez não seja tarde demais para esperar que essas aventuras recebam alguma menção.

Cineasta por trás da trilogia clássica do Homem-Aranha, Sam Raimi será o diretor de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. O filme da Marvel chegará aos cinemas em março de 2022.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.