Prestes a estrear nos cinemas brasileiros, Exorcista: O Devoto tem tudo para conquistar os fãs de terror. O longa é ambientado décadas após os eventos do filme original, e por isso, o público quer saber: Pazuzu, o demônio que possui a adolescente Regan MacNeil em O Exorcista, retorna em O Devoto?
O Exorcista: O Devoto vai começar uma nova trilogia e apresentará não uma, mas duas garotas demoníacas que ficam possuídas após serem salvas de um suposto sequestro. Ellen Burstyn retorna como Chris MacNeil, a mãe de Regan no longa original, para ajudar as garotas.
O novo O Exorcista tem direção de David Gordon Green, o mesmo diretor de Halloween de 2018. No Brasil, o longa é recomendado para maiores de 18 anos.
Mostramos abaixo tudo que você precisa saber sobre o demônio de Exorcista: O Devoto – confira se a entidade é a mesma do filme original! (via ScreenRant)
Pazuzu de O Exorcista retorna em O Devoto?
O Exorcista não é apenas um dos filmes mais icônicos da história do terror, mas também uma das produções mais influentes do cinema em geral.
Na versão original, lançada em 1976, a adolescente Regan MacNeil, interpretada por Linda Blair, é possuída por Pazuzu, uma misteriosa entidade de origem mesopotâmica.
Sendo assim, será que o demônio em questão retorna em Exorcista: O Devoto? Para a surpresa de muita gente, a resposta é não!
Na verdade, o longa introduz uma entidade completamente diferente para o cânone da franquia. Em um papo com o site IGN, David Gordon Green confirmou essa perspectiva.
“Nós usamos um novo demônio, não o Pazuzu. O nosso demônio é uma entidade que estudou tudo que os demonologistas já sabem”, comentou o cineasta.
Ou seja: a entidade que aparece em O Devoto está completamente preparada para enfrentar o exorcismo sem perder as forças. Portanto, podemos dizer que o novo demônio é ainda mais poderoso que Pazuzu.
O ser demoníaco em questão é Lamashtu, uma entidade que, assim como Pazuzu, tem origens que remontam à mitologia mesopotâmica.
No folclore original, Lamashtu é um demônio que ataca, principalmente, mulheres e crianças. Por isso, em O Devoto, a entidade possui o corpo de duas garotas diferentes.
Segundo os mitos da Mesopotâmia, Lamashtu era conhecida por prejudicar o parto das mulheres, e sequestrar crianças durante a amamentação.
A descrição original da personagem indica que Lamashtu é uma criatura mitológica com a cabeça de leão, orelhas de asno, corpo longo e peludo, e garras afiadas nas mãos e nos pés.
Surpreendentemente, Lamashtu e Pazuzu assumem posições contrárias na mitologia mesopotâmica: enquanto Pazuzu protege as mulheres durante o parto, Lamashtu faz de tudo para se apoderar dos bebês.
Em outras palavras, é como se Pazuzu e Lamashtu fossem rivais, o que torna a trama de Exorcista: O Devoto ainda mais interessante.
Exorcista: O Devoto estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, 12 de outubro.