Entenda o motivo

Derrota de Voldemort é muito mais inteligente nos livros do que nos filmes de Harry Potter

Saga Harry Potter passou por grandes mudanças dos livros ao cinema

Ralph Fiennes como Voldemort na franquia Harry Potter.
Ralph Fiennes como Voldemort na franquia Harry Potter.

Como é de costume nas adaptações de livros para o cinema, a saga Harry Potter faz modificações importantes na obra de J.K. Rowling. A maior parte das mudanças é adotada para deixar a trama mais fluída e “entendível”. É por isso que a derrota de Voldemort é bem mais complexa (e inteligente) nos livros do que nos filmes.

A saga Harry Potter terá um reboot em breve! Pouco se sabe sobre a produção, além do fato de que a série será exibida pela plataforma HBO Max.

A polêmica J.K. Rowling atuará na produção-executiva, e ao que tudo indica, cada temporada abordará um dos livros da escritora.

Mostramos abaixo porque a derrota de Voldemort é bem mais inteligente nos livros de Harry Potter do que nos filmes da Warner; confira! (via ScreenRant)

Morte de Voldemort.

Queda de Voldemort é muito diferente nos livros de Harry Potter

Tanto nos livros quanto nos filmes de Harry Potter, a batalha final entre o Lorde das Trevas e o Garoto que Sobreviveu define o destino do mundo bruxo.

Felizmente, o confronto termina com a morte de Voldemort, encerrando assim a influência do bruxo sobre o universo da magia.

No entanto, nos livros de J.R. Rowling, o impacto emocional da morte de Voldemort é ainda mais significativo. Afinal de contas, na saga literária, é o sacrifício de Harry que protege seus entes queridos do poder de Voldemort.

Esse detalhe importante, infelizmente, foi cortado dos filmes de Harry Potter. Nos livros, o protagonista chega a oferecer a Voldemort uma chance de se arrepender e de sentir remorso por suas ações.

Porém, devido à sua natureza maligna, o Lorde das Trevas não aproveita essa oportunidade, e logo em seguida, é derrotado pelo bruxo.

Abaixo, você pode conferir o excerto de Harry Potter e as Relíquias da Morte que confirma essa importante diferença.

“– Você não matará mais ninguém hoje à noite – disse Harry, enquanto se rodeavam e se encaravam nos olhos, verdes e vermelhos. – Você não será capaz de matar nenhum deles, nunca mais. Você não está entendendo? Eu estive disposto a morrer para impedir que você ferisse essas pessoas…

– Mas você não morreu!

– …mas tive intenção, e foi isso que fez a diferença. Fiz o que minha mãe fez. Protegi-os de você. Você não reparou que nenhum dos feitiços que lançou neles são duradouros? Você não pode torturá-los. Você não pode atingi-los. Você não aprende com os seus erros, Riddle, não é?”

Os filmes de Harry Potter, por outro lado, mudam completamente a morte de Voldemort, desconsiderando toda a temática e significado emocional por trás da queda do vilão.

Em síntese, nos livros de Harry Potter, é a própria ambição de Voldemort que leva à morte do vilão, e nos filmes, o protagonista assume um papel bem mais significativo em sua derrota.

Você já pode conferir todos os filmes de Harry Potter na plataforma HBO Max.

Sair da versão mobile