Destino do personagem

Descubra o que aconteceu com Frodo após O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei

O que aconteceu ao herói após a destruição do Anel

Descubra o que aconteceu com Frodo após O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei

O destino de Frodo após O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei vai além do que o filme de Peter Jackson mostrou. Após destruir o Um Anel, Frodo enfrentou desafios ao retornar ao Condado. No livro de Tolkien, o Condado foi devastado durante a ausência dos hobbits, com os habitantes submetidos a trabalhos forçados pelos servos de Saruman. Frodo, Sam, Merry e Pippin lideraram uma batalha para libertar sua terra e, após derrotar os invasores, trabalharam para restaurar o Condado com a ajuda do presente de Galadriel a Sam, que regenerou os campos.

Frodo convidou Sam e sua esposa Rosie Cotton para morar em Bolsão. Apesar da paz e alegria de ver o filho de Sam crescer, Frodo não encontrou verdadeira paz devido aos traumas de sua jornada. Por isso, decidiu partir para as Terras Imortais.

As Terras Imortais, ou Valinor, eram um local onde viviam os seres imortais chamados Valar. Normalmente, apenas os Elfos podiam viajar para lá, mas os portadores do Um Anel, devido ao sofrimento causado pelo artefato, foram permitidos a viver seus últimos dias em paz nesse lugar. Bilbo Baggins também foi permitido a ir para Valinor, e Frodo, que carregou o maior fardo, foi igualmente convidado. Ele não foi o último portador do Anel a fazer essa jornada.

Cerca de 60 anos depois, Sam, após décadas como prefeito do Condado e com 13 filhos, decidiu que era hora de se juntar a Frodo em Valinor. Ele passou o Livro Vermelho do Marco Ocidental, contendo as histórias de Bilbo, Frodo e Sam, para sua filha Elanor e partiu para os Portos Cinzentos.

É possível que Frodo tenha se reunido com Sam e, mais tarde, com Legolas e Gimli, que também foram para Valinor. No entanto, Tolkien não foi claro sobre o porquê de Gimli ser permitido ir para Valinor, afirmando que era um mistério até para ele.

Frodo em O Senhor dos Anéis

Frodo faleceu em Valinor

Embora o nome Terras Imortais sugira que ninguém morre lá, seres mortais não podem evitar a morte. Frodo, portanto, teria eventualmente morrido em Valinor, mas viveu em paz, livre das dores persistentes de sua jornada. Sem ameaças ou dores, ele deve ter vivido até o final de sua expectativa de vida, um pouco além dos 100 anos. A quantidade exata de tempo que Frodo viveu em Valinor permanece incerta, mas ele merecia passar em paz após tudo que enfrentou em O Senhor dos Anéis. Onde ver O Senhor dos Anéis? Amazon Prime Video.

Assista essa e outras produções do Prime Vídeo por 30 dias grátis. Clique aqui e aproveite!

Sair da versão mobile