Velozes e Furiosos 10 chegou aos cinemas neste ano, mas a franquia não teria chegado a esse ponto não fosse por David Ayer, diretor de Esquadrão Suicida, que reescreveu o roteiro do primeiro filme da saga.
Lançado em maio de 2023, Velozes e Furiosos 10 é o filme mais recente da franquia. O longa também representa o primeiro capítulo do aguardado desfecho da saga.
“Em Velozes e Furiosos 5, Dom e sua turma acabam com o nefasto traficante brasileiro Hernan Reyes e destroem seu império em uma ponte no Rio de Janeiro. O que eles não sabiam era que o filho de Reyes, Dante, testemunhou tudo e passou os últimos 12 anos bolando um terrível plano de vingança”, diz a sinopse oficial do longa.
Mostramos abaixo como David Ayer salvou Velozes e Furiosos; confira! (via ScreenRant)
David Ayer definiu Velozes e Furiosos
David Ayer comentou sobre as mudanças que fez no roteiro do primeiro Velozes e Furiosos e como ele não recebe crédito por isso, mesmo que essas mudanças na história tenham levado ao sucesso de bilheteria de 7 bilhões de dólares da franquia.
Embora o roteiro de Velozes e Furiosos estivesse pronto, escrito por Gary Scott Thompson, quando chegou às mãos de Ayer, as mudanças que ele fez foram substanciais e foram o que tornou a franquia tão bem-sucedida.
Velozes e Furiosos originalmente se passaria em Nova York, e essa configuração teria limitado muito o filme.
David Ayer explicou: “Quando recebi aquele roteiro, ele estava ambientado em Nova York, eram todos jovens italianos”. Dado que o filme trata de corridas de rua, teria sido extremamente difícil filmar em ruas estreitas de Nova York, especialmente em comparação com os espaços amplos de Los Angeles. Além disso, a ensolarada e amarelada Los Angeles faz com que os veículos coloridos e tunados se destaquem na tela.
Foi a decisão de Ayer de ambientar o filme em Los Angeles, a primeira de muitas grandes mudanças.
Ayer tinha várias exigências quando lhe foi oferecida a oportunidade de retrabalhar o roteiro, ele observa: “Eu disse, ‘Cara, eu não vou aceitar a menos que possa ambientá-lo em L.A. e fazer com que pareça com as pessoas que conheço em L.A., certo?’ Então comecei a escrever personagens de cor e a incorporar elementos das ruas e da cultura, e ninguém sabia nada sobre corridas de rua na época”.
Velozes e Furiosos tinha um elenco altamente diversificado muito antes dos estúdios perceberem a falta de diversidade nos filmes. A escolha de Ayer não era para cumprir requisitos; era natural e totalmente reflexo de Los Angeles.
O elenco da franquia é ainda mais diversificado agora do que era há mais de duas décadas. Essa diversidade começou quando Ayer entrou para reescrever o roteiro do primeiro filme. Nathalie Emmanuel, que interpreta Ramsey, credita o sucesso de Velozes e Furiosos à diversidade.
Velozes e Furiosos 10 está disponível para aluguel em plataformas como Amazon Prime Video, YouTube, Apple TV e Google Play.