Dan Reed, diretor de Leaving Neverland (2019), documentário sobre supostas vítimas de abuso de Michael Jackson, condenou a recém-anunciada cinebiografia do cantor.
Em entrevista ao The Observer, o cineasta definiu o filme como “a glorificação de um homem que abusou de crianças.
Leaving Neverland é centrado em dois homens, Wade Robson e James Safechuck, que acusaram Jackson de abusar sexualmente deles quando tinham 7 e 10 anos. De acordo com o diretor, o vindouro filme biográfico de Michael Jackson envia um “ inaceitável” mensagem:
“Se um pedófilo é rico e popular o suficiente, a sociedade irá perdoá-lo”, afirmou.
Ele continua: “Ninguém está falando em ‘cancelar’ este filme, que vai glorificar um homem que estuprou crianças. O que a total ausência de indignação que acompanha o anúncio deste filme nos diz é que a sedução de Jackson ainda é uma força viva, operando além do túmulo dele”.
Ainda segundo Reed, “parece que a imprensa, seus fãs e o vasto grupo demográfico mais velho que cresceu amando Jackson estão dispostos a deixar de lado seu relacionamento doentio com as crianças e apenas seguir o fluxo. Para eles eu digo isto: mesmo que você não acredite em uma palavra do que seus muitos acusadores disseram; mesmo que você não esteja preocupado com as investigações policiais e os grandes pagamentos para interromper os processos judiciais, como você explica o fato completamente incontestado que durante anos Jackson passou inúmeras noites sozinho na cama com meninos?”, questiona o cineasta.
A Lionsgate anunciou no mês passado a cinebiografia Michael, que trará o sobrinho de Michael Jackson, Jaafar Jackson, na pele do Rei do Pop e será dirigida por Antoine Fuqua (Dia de Treinamento, Trem-Bala).
O roteiro vai ser escrito por John Logan (Gladiador e O Aviador). Graham King, produtor responsável pela cinebiografia do Queen, Bohemian Rhapsody, vai assumir a produção do longa com John Branca e John McClain.
O filme sobre Michael Jackson abordará todos os aspectos da vida do cantor, embora não esteja claro como o filme vai lidar com as várias controvérsias envolvendo o falecido ícone da música.