Emerald Fennell revelou, por meio de publicação nas redes sociais, qual o seu próximo filme: uma adaptação de O Morro dos Ventos Uivantes, o emblemático romance gótico de 1847 de Emily Brontë sobre duas famílias que vivem no norte da Inglaterra.
A diretora de Saltburn postou sobre o projeto nas mídias sociais, compartilhando uma ilustração que diz:
“Fique comigo para sempre, tome qualquer forma, enlouqueça-me!”, uma frase do romance. Conforme fontes da Variety, a cineasta voltará a trabalhar com a MRC, o estúdio por trás de seu sucesso Saltburn.
Houve várias adaptações de O Morro dos Ventos Uivantes para as telas ao longo dos anos, incluindo o filme de 1939 de William Wyler, estrelado por Laurence Olivier e Merle Oberon; o filme de 1970 de Robert Fuest, com Timothy Dalton e Anna Calder-Marshall; e o filme de 1992 de Peter Kosminsky, com Ralph Fiennes e Juliette Binoche.
Houve dois filmes para a TV – em 2009, com Tom Hardy e Charlotte Riley, e em 2011, com James Howson e Kaya Scodelario – e duas séries, em 1978 e 1998.
A história se passa nos ermos da Inglaterra rural e gira em torno das tumultuadas e apaixonadas relações entre as famílias Earnshaw e Linton, centrando-se na vida de Heathcliff, um menino adotado pela família Earnshaw, e sua eterna paixão por Catherine Earnshaw.
O romance começa quando Mr. Lockwood, um novo inquilino de Thrushcross Grange, decide visitar seu solitário e misterioso vizinho, Heathcliff, que reside na propriedade chamada Wuthering Heights. A partir de relatos de Nelly Dean, a governanta, a complexa história de amor, vingança e obsessão entre Heathcliff e Catherine é revelada. Catherine ama Heathcliff profundamente, mas se casa com Edgar Linton, um homem de bom coração, por causa de seu status social.
O livro explora temas como amor, vingança, ciúme e a destruição que tais emoções podem causar na vida das pessoas. É uma obra marcante da literatura inglesa, conhecida por seu estilo gótico e a profunda análise das emoções humanas.