Filmes

Diretora responde polêmica de Mulher-Maravilha 1984

Contém spoilers!

Embora Mulher-Maravilha 1984 tenha sido um dos poucos filmes importantes que estrearam em 2020 graças à pandemia de COVID-19, a sequência de Mulher-Maravilha de 2017 causou divisão entre o público.

O filme atraiu críticas por uma variedade de elementos, incluindo a forma polêmica como Steve Trevor (Chris Pine) retornou após ter morrido no final do primeiro filme – um filme ambientado quase 70 anos antes de Mulher-Maravilha 1984.

Agora, a diretora Patty Jenkins está respondendo a essa crítica, ou pelo menos uma defesa da escolha controversa do filme.

Em Mulher-Maravilha 1984, a história gira em torno da Pedra dos Sonhos, um artefato que foi imbuído com o poder de realizar um desejo para quem o possui.

É algo simplesmente bom demais para ser verdade, pois foi o Deus das Mentiras que deu à pedra o seu poder e, em troca da realização do desejo, tira outra coisa da pessoa que pede o desejo.

Antes de perceber a natureza da pedra, no entanto, Diana Prince/Mulher-Maravilha (Gal Gadot) deseja o retorno de Steve Trevor e, no dia seguinte, ele retorna.

Exceto que não é “Steve Trevor” que retorna, não completamente. Como os espectadores logo descobrem, Steve basicamente assumiu o controle do corpo de alguém que já existe.

Para todos os outros, Steve se parece com essa pessoa diferente – interpretada pelo ator Kristoffer Polaha – e para enfatizar ainda mais essa diferença, Steve leva Diana de volta ao apartamento onde essa outra pessoa viveu sua vida.

Embora possa ser teoricamente argumentado que a Pedra dos Sonhos criou todo o cenário, é bastante claro que Steve simplesmente assumiu o corpo desse outro homem quando Diana o encontrou no final do filme, depois que Steve foi embora.

Para muitos espectadores, esse cenário traz à tona todos os tipos de questões desconfortáveis ​​de consentimento – também está implícito que Diana e Steve dormem juntos após seu retorno -, mas um fã recorreu às redes sociais para defender a escolha apontando para o subgênero de troca de corpo do cinema.

No Twitter, Dustin Philipson aponta que Jenkins está simplesmente brincando com essa ideia e observa que filmes amados como Quero Ser Grande, estrelado por Tom Hanks, fizeram algo semelhante, especificamente quando a versão criança no corpo adulto do personagem de Hanks fez sexo com uma mulher adulta naquele filme.

Jenkins não entrou muito nos detalhes das coisas, mas retuitou a defesa, escrevendo: “Hahaha. Exatamente!”

A referência de Philipson ao subgênero de troca de corpo do cinema tem mérito. As trocas corporais são um elemento bem conhecido não apenas no cinema, mas em outras histórias.

Mesmo nos quadrinhos, a troca do corpo é um dispositivo muito comum, particularmente nas Eras de Prata e Bronze, então a ideia de que Jenkins estava simplesmente se inclinando para ideias estabelecidas comuns tanto na era de Mulher-Maravilha 1984 quanto nos quadrinhos que ajudam a inspirar a história da personagem não está errada.

Dito isso, os críticos têm pontos válidos sobre como uma coisa é para um filme dos anos 1980 como Quero Ser Grande empregar a troca corporal questionável (uma pessoa até observou que em Quero Ser Grande o corpo pertencia à mesma pessoa, enquanto em Mulher-Maravilha 1984 Steve tinha sequestrado o corpo de outra pessoa inteiramente), em 2020 questões de consentimento e do que é considerado adequado e aceitável são muito diferentes.

O argumento de Philipson de que tudo era “desfeito” quando as pessoas renunciavam a seus desejos também foi rapidamente desmentido.

O polêmico retorno de Steve Trevor

Embora a resposta de Jenkins deixe aparentemente claro que ela pretendia que o mecanismo do retorno de Steve fosse um aceno intencional ao subgênero de troca de corpo, aqueles que criticam a história ainda têm preocupações válidas, isso não pareceu retardar as coisas em termos do que vem por aí para a franquia da Mulher-Maravilha.

Recentemente, foi anunciado que Mulher-Maravilha 3 estava sendo acelerado na Warner Bros., com Jenkins e Gadot retornando.

Mulher-Maravilha 1984 está agora nos cinemas.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.