Duna: Parte 2 finalmente chega aos cinemas, dando continuidade à história de Paul Atreides. Vamos recapitular o que aconteceu no primeiro filme, para quem pretende assistir a nova ficção científica nos cinemas.
Em Duna: Parte 2, Paul se torna o Messias dos nômades em um planeta deserto que possui vermes gigantes que protegem uma mercadoria chamada Spice. Spice transforma as pessoas em viajantes, místicos e loucos. Que preço ele pagará para se tornar o novo governante de seu universo?
Além de Timothée Chalamet, estão no elenco Zendaya, Josh Brolin, Javier Bardem, Austin Butler, Florence Pugh, Dave Bautista e Tim Blake Nelson.
Continue lendo para lembrar o que acontece em Duna: Parte 1.
O que acontece na parte 1 de Duna
Grande parte do filme se preocupa em estabelecer o rico mundo de Duna e a segunda metade contém os grandes momentos que terão impacto no futuro, embora não tenhamos uma conclusão definitiva aqui.
A vida de Paul muda para sempre em uma noite, quando a crença de seu pai de que a missão em Arrakis era uma armadilha se revela verdadeira. O Imperador trabalhou secretamente com a Casa Harkonnen, liderada pelo Barão (Stellan Skarsgård), e deu a eles a ajuda de seu exército de elite para eliminar a Casa Atreides.
Eles atacam e rapidamente provam que são demais para o exército Atreides enfrentar, e a noite vai de mal a pior quando o Dr. Yeuh (Chang Chen) trai Leto envenenando-o. Ele fez isso porque o Barão mantém sua esposa como refém e, ao entregar-lhe Leto, o Dr. Yeuh acredita que sua esposa estará a salvo.
O Barão mata o Dr. Yeuh de qualquer maneira, mas o médico também tinha um plano secreto. Ele deu a Leto um dente falso que libera gás venenoso quando ele o morde. Isso matará Leto e o Barão também se for feito corretamente, mas, apesar dos esforços de Leto, o Barão sobrevive.
Mas nem tudo saiu como planejado para a Casa Harkonnen, pois Paul escapou com sua mãe, Lady Jessica (Rebecca Ferguson). Eles se deparam com soldados da Harkonnen, mas a dupla usa “a Voz” – uma habilidade Bene Gesserit que faz com que as pessoas se submetam à sua vontade – para dominar e matar os soldados.
Eles ficam presos no deserto fora da cidade e são encontrados pelo mentor de Paul, Duncan Idaho (Jason Momoa), que seguiu um sinalizador que o Dr. Yueh havia colocado no ornitóptero em que estavam viajando. Duncan é um dos poucos sobreviventes do massacre, mas não está claro se o mestre de armas Gurney Halleck (Josh Brolin) também sobreviveu.
A Casa Harkonnen não para de persegui-los e acaba encontrando-os novamente em uma estação de testes onde estavam se abrigando. Duncan luta bravamente e dá a Lady Jessica e Paul tempo para escapar, mas acaba sendo dominado e morto.
Quando eles fogem das forças Harkonnen em um ornitóptero, Paul o pilota diretamente em uma tempestade de areia, o que leva o sobrinho do Barão, Glossu Rabban (Dave Bautista), a acreditar que eles não poderiam ter sobrevivido. No entanto, eles realmente sobreviveram e acabaram se encontrando em uma comunidade Fremen, liderada por Stilgar (Javier Bardem).
Embora Paul tenha conhecido Stilgar antes, quando Leto tentou negociar a paz com os Fremen, eles não são exatamente recebidos de braços abertos. Essa situação piora ainda mais quando Jamis (Babs Olusanmokun) tenta persuadir Stilgar a matá-los, levando Lady Jessica a dominar Stilgar para proteger Paul.
Ela não mata Stilgar, mas é o suficiente para Jamis desafiar a liderança de Stilgar e propor uma luta até a morte, conhecida como Desafio Tahaddi. Ele não pode lutar contra Lady Jessica, pois isso é contra as regras Fremen, então Paul se apresenta para ser o campeão de sua mãe. Se ele vencer, eles poderão ir com os Fremen e, se não, bem, ele estará morto e Lady Jessica também.
Antes de seu duelo com Jamis, Paul encontra Chani pela primeira vez e ela lhe diz que não acredita que ele seja o Lisan al’Gaib, um profeta de fora do mundo (não é o mesmo que o Kwisatz Haderach – Paul tem muitos destinos). Ela o presenteia com um crysknife, pois acredita que ele morrerá e merece fazê-lo com honra.
O problema para Paul é que ele já viu vários futuros em suas visões que incluíam essa crysknife. Em alguns ele é morto e, em outros, Jamis parece ser mais como um mentor, então ele não tem certeza de como será essa luta.
No final, Paul consegue derrotar Jamis e acaba matando-o depois de tentar fazê-lo ceder. Paul e Lady Jessica são aceitos na comunidade Fremen e todos seguem para o deserto, para a casa de Stilgar.
Enquanto caminham, Paul vê um Fremen montado em um verme da areia e entende o que Leto quis dizer com “poder do deserto”, enquanto Chani se volta para ele e diz que “isso é apenas o começo”. Dessa forma, Duna: Parte 1 termina.
Os eventos do filme cobrem aproximadamente mais da metade do romance original, deixando muito para os fãs saborearem em Duna: Parte 2. Não vamos estragar tudo para quem não lê os livros, mas espere um salto no tempo, algumas revelações importantes e a grande batalha que Paul previu em suas visões.
Dirigido e coescrito por Denis Villeneuve, Duna: Parte 2 chegará aos cinemas brasileiros em 29 de fevereiro.