Muitos atores já interpretaram o Batman ao longo dos anos, incluindo Val Kilmer, que trabalhou apenas em Batman Eternamente. Agora vamos ver por que ele deixou o papel para trás.
O motivo por trás de sua desistência variou conforme o tempo passou. Joel Schumacher disse em entrevista à EW, em 1996, que Kilmer “meio que se demitiu e meio que o demitimos”. Isso teria ocorrido após alegações de conflitos no set entre a produção e Kilmer.
Uma fonte da EW da época, contudo, disse que o ator deixou o papel porque as gravações de Batman & Robin começariam apenas um mês após as gravações de O Santo. Com isso, a Warner teria optado por demitir o ator.
Já em 2017, Joel Schumacher, diretor de Batman & Robin, disse ao THR que Batman Eternamente “subiu à cabeça de Val Kilmer”. Ele disse que Kilmer queria trabalhar na versão de 1996 da Ilha do Dr. Moreau porque Marlon Brando estava no filme e deixou a produção do filme da DC em cima da hora.
Explicações conflitantes
Outra explicação diferente foi dada pelo próprio ator, no documentário Shadows of the Bat: The Cinematic Saga of the Dark Knight.
Nele, o ator disse que não sabia que o filme seria gravado logo após a estreia de Batman Eternamente, o que levou a conflitos na agenda com O Santo.
Por fim, sua história mudou mais uma vez em entrevista de maio de 2020. O ator disse que perdeu o interesse quando Warren Buffett e seus netos foram visitar o set de Batman Eternamente e ficaram mais interessados na máscara e no batmóvel do que no ator.
“Não é sobre o Batman. Não existe Batman”, disse o ator, falando que sua performance não importava.
Em todo caso, Val Kilmer foi substituído por George Clooney em Batman & Robin, que provou ser uma tragédia.
Atualmente, quem vive o personagem é Robert Pattinson. O novo filme do Batman está previsto para março de 2022.