Alerta de spoilers
Homem-Aranha: Através do Aranhaverso está em exibição nos cinemas, tendo conquistado um ótimo começo na bilheteria. Quem já viu o filme pode ter ficado com dúvidas acerca de seu desfecho. Vamos mergulhar nele agora.
O filme começa cerca de um ano após os eventos do anterior, com Gwen Stacy (Hailee Steinfeld) ficando ocupada em seu mundo natal da Terra-65 tentando impedir que seu pai, o capitão George Stacy (Shea Wigham), e o resto da força policial de Nova York descubram que ela é a Mulher-Aranha.
Quando uma versão anacrônica do Abutre (Jorma Taccone) é subitamente transportada para a Terra-65 de uma dimensão alternativa, a misteriosa aparição do vilão é rapidamente seguida pela chegada do Homem-Aranha 2099, Miguel O’Hara (Oscar Isaac), e da Mulher-Aranha, Jessica Drew (Issa Rae).
A dupla une forças com Gwen para capturar o Abutre, e acaba levando Gwen de volta com eles para outro universo depois que ela é forçada a revelar sua identidade secreta para seu pai. Mais tarde, descobrimos que Miguel é o líder da Sociedade Aranha, uma força-tarefa de Homens-Aranha encarregada de acabar com “anomalias” no Aranhaverso que acabaram em universos diferentes do seu.
Enquanto isso, na Terra-1610, Miles Morales (Shameik Moore) está lutando contra o crime como o Homem-Aranha do Brooklyn quando se vê enfrentando um novo inimigo aparentemente bobo, mas na verdade formidável, o Mancha (Jason Schwartzman).
Originalmente introduzido em Homem-Aranha: No Aranhaverso como Dr. Jonathan Ohnn, um cientista pesquisador que trabalhou para Wilson Fisk (Liev Schreiber), o corpo de Ohnn foi transformado em um amontoado de portais quando Miles destruiu o super colisor do Rei do Crime.
Antes disso, Ohnn conduziu um experimento no super colisor que transportou a aranha radioativa que mordeu Miles e o transformou em Homem-Aranha da Terra-42 para a Terra-1610.
Quando o Mancha começa a usar seus portais para viajar para outros universos e melhorar seus poderes recriando a explosão do super colisor, Gwen é enviada para a Terra-1610 para verificar a situação e Miles é atraído para a briga do multiverso da Sociedade Aranha.
O que são eventos canônicos?
Depois que Miles segue Gwen para o universo alternativo da Terra-50101 e eles chegam no híbrido Mumbai-Manhattan de Mumbattan, Miles acaba interrompendo o que é conhecido como um “evento canônico” ao resgatar o capitão da polícia da cidade da morte quase certa.
De volta à sede da Sociedade Aranha, Miguel informa a Miles que os eventos canônicos são experiências-chave que acontecem com cada Homem-Aranha em todos os universos e mantêm a estabilidade do multiverso.
Um desses eventos é um ente querido – como o tio de Miles, Aaron (Mahershala Ali), também conhecido como Prowler – morrendo de uma forma que os empurra para se tornarem um herói. Outro é um capitão da polícia que está perto deles sacrificando sua vida para salvar uma criança durante uma grande luta entre o Homem-Aranha e um supervilão.
Com seu pai a dias de se tornar capitão da polícia em seu próprio universo, Miles percebe que o Mancha está planejando provocar a morte do pai de Miles, a fim de reivindicar seu lugar como inimigo de Miles. Miguel diz-lhe que precisa deixar a morte do pai acontecer ou arriscar consequências catastróficas.
Incapaz de aceitar o destino de seu pai, Miles escapa das garras da Sociedade Aranha e uma perseguição em alta velocidade se segue, durante a qual Miguel informa a Miles que, como a aranha que o mordeu não era de seu universo, ele é a “anomalia original” que colocou em movimento toda a loucura do multiverso.
Essa interrupção resultou na morte de Peter Parker da Terra-1610 e da Terra-42 em espiral de desordem. Miles nunca foi feito para ser o Homem-Aranha, um segredo que o antigo mentor de Gwen e Miles, Peter B. Parker (Jake Johnson), sabia.
O final de Através do Aranhaverso explicado
Miles escapa da sede da Sociedade Aranha entrando sorrateiramente em seu teletransporte interdimensional depois de programá-lo para enviá-lo de volta ao seu universo natal. Uma vez lá, ele acaba confessando sua identidade como Homem-Aranha para sua mãe – apenas para seu tio Aaron entrar na sala.
Ao mesmo tempo, percebemos que o dispositivo de teletransporte da Sociedade Aranha, que opera com base na origem do DNA de aranha de uma Pessoa Aranha, o enviou para a Terra-42 em vez de seu mundo natal Terra-1610.
Na Terra-42, o pai de Miles está morto em vez de seu tio, e não demora muito para que seu tio perceba que algo está errado sobre este Miles. Ele o nocauteia e Miles acorda amarrado a um saco de pancadas no que parece ser o covil de um vilão. Acreditando que seu tio se tornou o Prowler neste universo também, Miles tenta convencê-lo de que ele não precisa ser mau. É quando o verdadeiro Prowler entra, que é ninguém menos que o Miles desse universo.
Felizmente para Miles cativo, Gwen está ocupada reunindo seus aliados restantes para ajudá-lo na luta contra a Sociedade Aranha e o Mancha – e percebe que Miles acabou no universo errado no processo.
Homem-Aranha: Através do Aranhaverso está em exibição nos cinemas.