A lista de pré-indicados ao Oscar de Efeitos Visuais foi divulgada, e os fãs de Oppenheimer não estão muito felizes.
Embora grande parte do filme tenha sido feita de maneira prática, houve confusão sobre exatamente o que aconteceu nos bastidores. Na verdade, Nolan deixou claro que não detonou uma bomba real no set (obviamente).
O diretor também disse que não houve imagens geradas por computador no filme, o que levou alguns a acreditar que nenhum efeito visual foi usado durante a produção. No entanto, esse boato foi desmentido pelo supervisor de efeitos visuais, Andrew Jackson.
“Algumas pessoas interpretaram isso e entenderam que não há efeitos visuais, o que claramente não é verdade”, disse Jackson à The Hollywood Reporter. “Efeitos visuais podem abranger muitas coisas.”
A lista de pré-indicados é: Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, Guardiões da Galáxia Vol. 3, As Marvels, Resistência, Indiana Jones e a Relíquia do Destino, Barbie, Wonka, Aquaman e o Reino Perdido, Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes, Transformers: O Despertar das Feras, Missão Impossível: Acerto de Contas – Parte Um, Homem-Aranha: Através do Aranhaverso, Nyad, Sociedade da Neve, Rebel Moon, Pobres Criaturas, Assassinos da Lua das Flores, Napoleão, Godzilla: Minus One e The Boys in the Boat.
Muitos fãs de cinema foram ao Twitter hoje para expressar indignação com a exclusão de Oppenheimer da lista de Efeitos Visuais. Muitos estão especialmente incomodados com a inclusão de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania em vez do filme de Nolan.
“Quantumania foi selecionado para a lista de efeitos visuais e Oppenheimer não”, reclamou um fã.
“É incrivelmente constrangedor. A categoria é chamada de melhores efeitos visuais, não de melhores efeitos digitais”, disse outro.
“Desculpe-me, mas você me perdeu no Homem Formiga e a Vespa. Como exatamente esses efeitos visuais foram melhores do que os de Oppenheimer?”, escreveu mais um.
“Essa categoria se transformou claramente em uma batalha de quantidade, não de qualidade. Alguns desses títulos são totalmente merecedores, enquanto outros definitivamente não são. Oppenheimer e O Assassino estão totalmente desaparecidos e, antes que você diga alguma coisa, efeitos visuais práticos ainda são efeitos visuais”, falou outro fã.
Novo trabalho de Christopher Nolan
Escrito e dirigido por Christopher Nolan, Oppenheimer é baseado na obra “American Prometheus”, de Kai Bird e Martin J. Sherwin, e acompanha o físico J. Robert Oppenheimer na criação da bomba nuclear, que devastou as cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, durante a Segunda Guerra Mundial. Oppenheimer foi o diretor do Projeto Manhattan, desenvolvido pelos Estados Unidos para a criação da arma nuclear.
Cillian Murphy (Peaky Blinders) interpreta o físico. O elenco também conta com Emily Blunt, Robert Downey Jr., Matt Damon, Rami Malek, entre outros grandes nomes.
O longa-metragem representa a primeira parceria de Christopher Nolan com a Universal. O diretor encerrou uma união de muitos anos com a Warner Bros.
Oppenheimer ainda não está disponível no streaming.