O Oscar de 1999 voltou a ser assunto entre os brasileiros. Glenn Close, atriz conhecida por Atração Fatal e A Esposa, disse que Fernanda Montenegro foi injustiçada naquela premiação.
A brasileira concorria ao prêmio de Melhor Atriz pela grandiosa atuação em Central do Brasil. Porém, a academia do Oscar deu o prêmio para Gwyneth Paltrow por Shakespeare Apaixonado.
Com a fala de Glenn Close, o assunto chegou até a própria Fernanda Montenegro. A ícone do cinema nacional deu uma declaração no programa Conversa com Bial, da Rede Globo.
“Eu, por exemplo, teria dado o prêmio para (Cate) Blanchett porque ela fez duas Elizabeth naquele ano extraordinárias. Duas. E de uma forma maravilhosa. Não é que meu trabalho não seja respeitável, não é isso. Mas, eu teria votado na Blanchett”, declarou Fernanda Montenegro.
O filme da atriz que foi para o Oscar foi Elizabeth. O longa, inclusive, pode ser conferido na Netflix.
Com a declaração, a internet passou a amar ainda mais Fernanda Montenegro. Confira abaixo as reações.
Declaração de Glenn Close
A declaração de Glenn Close foi feita em entrevista ao ABC News. A famosa, que já foi indicada ao Oscar sete vezes, concordou que a atriz brasileira deveria ter recebido o prêmio naquela fatídica noite.
“Honestamente, eu nunca entendi como é possível comparar atuações. Eu lembro aquele ano em que Gwyneth Paltrow ganhou da aquela atriz incrível de Central do Brasil. Eu pensei o quê? Isso não faz sentido”, disse a atriz.
Glenn Close recentemente teve seu mais novo filme lançado na Netflix, Era Uma Vez um Sonho.
Muito se dizia sobre Close concorrer ao Oscar novamente por esse papel, mas a crítica vem massacrando o longa-metragem, que também traz Amy Adams no elenco.
“De volta à sua cidade natal devido a uma emergência, um estudante de direito reflete sobre a história da família e o próprio futuro”, diz a sinopse do longa.
Era Uma Vez um Sonho está disponível na Netflix.