Semanas antes do lançamento de sua nova animação, Dois Irmãos, a Disney-Pixar foi notificada de um processo por plágio na produção.
O processo
A ação é movida pela artista Sweet Cecily Daniher, alegando que o estúdio copiou sem permissão o design de uma van que ela possui.
Daniher entrou com a ação na última segunda-feira dizendo através de seus advogados que a animação roubou o design de um veículo que ela possui, que ela chama de “Vanicorn”.
No processo, Daniher e seus advogados sugerem que a Disney a contatou perguntando sobre o aluguel da van para um “evento especial” em setembro de 2018.
Foi então trazida à sua atenção em maio de 2019 que a Disney planejava usar os desenhos de sua van em Dois Irmãos sem ela aprovar previamente.
Daniher tem falado sobre o caso através do Instagram, muitas vezes postando imagens da van com seus pensamentos sobre o que está acontecendo.
Em um post de 3 de junho do ano passado, ela disse que a produtora Kori Rae a chamou para pedir desculpas por alugar a van “sem revelar todas as suas intenções ou planos”. Rae é uma ré no processo ao lado de Disney e Pixar.
Daniher está buscando indenizações de um valor monetário a ser determinado no julgamento, além de pedir ao tribunal uma liminar que impediria a Disney de “promover, vender, comercializar, anunciar, enviar ou transportar todos e quaisquer anúncios, materiais de promoção e / ou merchandising e / ou produtos dos Réus, e / ou o filme intitulado Dois Irmãos e produtos que infrinjam o trabalho protegido por direitos autorais.”
Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica chega ao Brasil em 5 de março deste ano.