Um ex-mafioso da vida real reagiu à atuação de Johnny Depp em Aliança do Crime. Ambientado na década de 1970, trata-se de um drama biográfico sobre o chefe da máfia irlandesa de Boston, James “Whitey” Bulger.
Depp interpreta o papel principal de Whitey no filme, que conta com um elenco de apoio formado por Joel Edgerton, Kevin Bacon, Benedict Cumberbatch, Peter Sarsgaard, Jesse Plemons e Dakota Johnson. O filme foi dirigido por Scott Cooper, com roteiro adaptado por Mark Mallouk e Jez Butterworth, baseado no livro de Dick Lehr e Gerard O’Neill.
Em uma entrevista para o Insider, o ex-mafioso John Shea discute o papel de Depp em Aliança do Crime. No início do vídeo, Shea explica que foi associado de Whitey Bulger. Refletindo sobre o filme, Shea comenta que achou “o livro melhor do que o filme”.
No entanto, isso não impediu Shea de ficar impressionado quando viu Depp pela primeira vez caracterizado como Whitey. Segundo Shea, a equipe de Aliança do Crime “fez um trabalho incrível”, a ponto de ele sentir como se Whitey estivesse na sala, o que o deixou “enjoado”. Confira a citação completa de Shea abaixo:
“Eu achei o livro melhor que o filme, com certeza. Johnny Depp me convidou para o set. Quando ele estava sendo maquiado para se parecer com Whitey. E eu não via Whitey há tanto tempo. E o desprezo que eu tinha por Whitey por ele ter se tornado um informante… E vou te dizer, eles fizeram um trabalho tão bom que eu pensei que fosse o Whitey. Comecei a me sentir mal, porque queria reagir, queria machucá-lo, queria aniquilá-lo. Tive que levantar, sair e respirar um pouco. Depois voltei e disse ‘Johnny, eu peço desculpas, mas…’. E ele disse ‘John, sinto muito, eu nem imaginava que isso te afetaria tanto, eu sei que faz muito tempo.'”
Aliança do Crime acertou algumas coisas
É importante notar que Shea disse essa citação em um segmento do vídeo em que discutia como os filmes de máfia “nem sempre são precisos”.
O ex-mafioso não entra em muitos detalhes sobre essas imprecisões, mas ao dizer que o livro foi melhor que o filme, ele certamente sugere que Aliança do Crime pode não ter sido totalmente fiel à realidade. Na época de seu lançamento, o filme foi criticado por exagerar nos principais eventos, o que pode ser parte do motivo pelo qual Shea o considera menos preciso.
Dito isso, o que pode ser extraído da reação de Shea é que Aliança do Crime foi altamente preciso em termos de cabelo e maquiagem.
Além da atuação de Depp, o fato de Shea ter uma reação tão forte de repulsa ao ver alguém interpretando Whitey Bulger é um testemunho de quão bem-feito foi o trabalho de caracterização no filme. Shea conhecia Bulger pessoalmente, então o fato de ver Depp caracterizado o ter feito sentir vontade de “aniquilá-lo” mostra o cuidado colocado na recriação da aparência física de Whitey para Aliança do Crime.
Aliança do Crime está disponível no Max.