Tenso

Filme de máfia com Johnny Depp deixou até mafioso de verdade perturbado

Ator ficou parecido demais com figura da vida real

Johnny Depp em Aliança do Crime
Johnny Depp em Aliança do Crime

Um ex-mafioso da vida real reagiu à atuação de Johnny Depp em Aliança do Crime. Ambientado na década de 1970, trata-se de um drama biográfico sobre o chefe da máfia irlandesa de Boston, James “Whitey” Bulger.

Depp interpreta o papel principal de Whitey no filme, que conta com um elenco de apoio formado por Joel Edgerton, Kevin Bacon, Benedict Cumberbatch, Peter Sarsgaard, Jesse Plemons e Dakota Johnson. O filme foi dirigido por Scott Cooper, com roteiro adaptado por Mark Mallouk e Jez Butterworth, baseado no livro de Dick Lehr e Gerard O’Neill.

Em uma entrevista para o Insider, o ex-mafioso John Shea discute o papel de Depp em Aliança do Crime. No início do vídeo, Shea explica que foi associado de Whitey Bulger. Refletindo sobre o filme, Shea comenta que achou “o livro melhor do que o filme”.

No entanto, isso não impediu Shea de ficar impressionado quando viu Depp pela primeira vez caracterizado como Whitey. Segundo Shea, a equipe de Aliança do Crime “fez um trabalho incrível”, a ponto de ele sentir como se Whitey estivesse na sala, o que o deixou “enjoado”. Confira a citação completa de Shea abaixo:

“Eu achei o livro melhor que o filme, com certeza. Johnny Depp me convidou para o set. Quando ele estava sendo maquiado para se parecer com Whitey. E eu não via Whitey há tanto tempo. E o desprezo que eu tinha por Whitey por ele ter se tornado um informante… E vou te dizer, eles fizeram um trabalho tão bom que eu pensei que fosse o Whitey. Comecei a me sentir mal, porque queria reagir, queria machucá-lo, queria aniquilá-lo. Tive que levantar, sair e respirar um pouco. Depois voltei e disse ‘Johnny, eu peço desculpas, mas…’. E ele disse ‘John, sinto muito, eu nem imaginava que isso te afetaria tanto, eu sei que faz muito tempo.'”

Johnny Depp em Aliança do Crime

Aliança do Crime acertou algumas coisas

É importante notar que Shea disse essa citação em um segmento do vídeo em que discutia como os filmes de máfia “nem sempre são precisos”.

O ex-mafioso não entra em muitos detalhes sobre essas imprecisões, mas ao dizer que o livro foi melhor que o filme, ele certamente sugere que Aliança do Crime pode não ter sido totalmente fiel à realidade. Na época de seu lançamento, o filme foi criticado por exagerar nos principais eventos, o que pode ser parte do motivo pelo qual Shea o considera menos preciso.

Dito isso, o que pode ser extraído da reação de Shea é que Aliança do Crime foi altamente preciso em termos de cabelo e maquiagem.

Além da atuação de Depp, o fato de Shea ter uma reação tão forte de repulsa ao ver alguém interpretando Whitey Bulger é um testemunho de quão bem-feito foi o trabalho de caracterização no filme. Shea conhecia Bulger pessoalmente, então o fato de ver Depp caracterizado o ter feito sentir vontade de “aniquilá-lo” mostra o cuidado colocado na recriação da aparência física de Whitey para Aliança do Crime.

Aliança do Crime está disponível no Max.

Sair da versão mobile